Linguagem e sociedade: a música como um objeto de análise crítica e social na escola pública

Antonio Escandiel de Souza, Fábio César Junges, Vânia Maria Abreu de Oliveira

Resumo


: Este artigo contempla discussões sobre uma pesquisa-ação realizada em uma escola pública da cidade de Cruz Alta (RS). A pesquisa teve por objetivo promover uma atividade de pesquisa-ação abordando a música como a possibilidade de análise crítica e social na escola pública, por meio da análise e reflexão da obra musical de Chico Buarque, a qual contempla ampla crítica social. A metodologia adotada para o estudo foi a pesquisa-ação pelo fato desta oportunizar o espaço de discussões, reflexões e, acima de tudo, promover melhorias em contextos e grupos que evidenciam a necessidade de intervenção. A atividade realizada aproximou pesquisadores do contexto universitário com estudantes e professores de uma escola pública, ambiente ainda carente de ações capazes de promover mudanças. As várias manifestações reflexivas de professores e alunos envolvidos sinalizaram para o sucesso do trabalho realizado. Enquanto resultado, pode-se afirmar que a obra discutida neste trabalho oportunizou reflexões sobre novas possibilidades de práticas de ensino na Educação Básica da Escola Pública, contexto ainda carente de propostas alternativas que melhorem a qualidade do ensino.


Palavras-chave


Crítica social. Pesquisa-ação. Contexto escolar

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Referências


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 ISSN: 2358-1840

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