Linguagem e sociedade: a música como um objeto de análise crítica e social na escola pública

  • Antonio Escandiel de Souza Universidade de Cruz Alta - Unicruz
  • Fábio César Junges Universidade de Cruz Alta - Unicruz
  • Vânia Maria Abreu de Oliveira Universidade de Cruz Alta - Unicruz
Palavras-chave: Crítica social. Pesquisa-ação. Contexto escolar

Resumo

: Este artigo contempla discussões sobre uma pesquisa-ação realizada em uma escola pública da cidade de Cruz Alta (RS). A pesquisa teve por objetivo promover uma atividade de pesquisa-ação abordando a música como a possibilidade de análise crítica e social na escola pública, por meio da análise e reflexão da obra musical de Chico Buarque, a qual contempla ampla crítica social. A metodologia adotada para o estudo foi a pesquisa-ação pelo fato desta oportunizar o espaço de discussões, reflexões e, acima de tudo, promover melhorias em contextos e grupos que evidenciam a necessidade de intervenção. A atividade realizada aproximou pesquisadores do contexto universitário com estudantes e professores de uma escola pública, ambiente ainda carente de ações capazes de promover mudanças. As várias manifestações reflexivas de professores e alunos envolvidos sinalizaram para o sucesso do trabalho realizado. Enquanto resultado, pode-se afirmar que a obra discutida neste trabalho oportunizou reflexões sobre novas possibilidades de práticas de ensino na Educação Básica da Escola Pública, contexto ainda carente de propostas alternativas que melhorem a qualidade do ensino.

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Biografia do Autor

Antonio Escandiel de Souza, Universidade de Cruz Alta - Unicruz
Doutor em Linguística Aplicada (UFRGS); Coordenador adjunto e docente do PPG em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da Universidade de Cruz Alta; Pesquisador líder do Grupo de Estudos Linguísticos - GEL/UNICRUZ.
Fábio César Junges, Universidade de Cruz Alta - Unicruz
Doutor em Teologia (Faculdade EST); Pós-doutorando no PPG em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da Universidade de Cruz Alta pelo PNPD – Programa Nacional de Pós-Doutorado Capes. Pesquisador do Grupo de Estudos Linguísticos – GEL/UNICRUZ.
Vânia Maria Abreu de Oliveira, Universidade de Cruz Alta - Unicruz

Doutora em História (PUCRS); Docente do PPG em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da Universidade de Cruz Alta; Pesquisadora do NEPPS– Núcleo de Estudos e Pesquisa em Práticas Sociais.

Referências

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Publicado
2019-06-30
Como Citar
Souza, A. E. de, Junges, F. C., & Oliveira, V. M. A. de. (2019). Linguagem e sociedade: a música como um objeto de análise crítica e social na escola pública. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 6(11), 184-199. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/8004
Seção
Artigos de fluxo contínuo