Breve história da profissionalização docente no Brasil

Authors

  • Daniel Stockmann Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Keywords:

História docente. Profissionalização. Reforma educacional. Sindicalismo

Abstract

O presente artigo aborda o processo de profissionalização docente no Brasil, suas lutas, embates e conquistas. Trata-se de uma discussão bibliográfica utilizando primordialmente o método histórico cujo recorte temporal centra-se nos principais acontecimentos dos séculos XIX e XX. Utilizam-se fontes secundárias contribuindo para uma análise precisa da constituição do direito à educação como um bem público universal e as consequências dessa dinâmica na atividade laboral dos educadores. A Revolução Industrial, demandando novas configurações do mercado de trabalho, e o Iluminismo, com o ideal de liberdade e de igualdade, nortearam as transformações politicas e ideológicas influenciando os movimentos sociais. A Reforma Pombalina e as demais manifestações no meio educacional são, em maior ou menor proporção, consequências desses acontecimentos. Ciente da dificuldade de se discutir com profundidade um período tão complexo e amplo em um artigo, este texto não esgota as infinitas possibilidades interpretativas do objeto em questão, porém lança luzes para

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Daniel Stockmann, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
    Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Mestre em Sociologia pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, Especialista em Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar pela Sociedade Educacional de Santa Catarina - SOCIESC. Graduado em Filosofia pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB e em Pedagogia pela Faculdade Paulista São José. Supervisor de Gestão Escolar - SED/MS. Possui experiência em Gestão da Educação, História, Políticas Públicas, Movimentos Sociais e Ação Coletiva.

References

BRASIL. Constituição da Política do Império do Brasil (de 25 de março de 1824).

______. Decreto n. 21.241 – de 04 de abril de 1932. Consolida as disposições sobre a organização do ensino secundário e dá outras providencias. Senado Federal.

______. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1º e 2º graus, e dá outras providencias.

FONSECA, Thais Nivia de Lima. Iluminismo e Reforma: civilidade, educação moral e práticas culturais dos professores régios. In: Temas Setecentistas. Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisa de Pós-doutorado financiado pela FAPEMIG e CAPES, 2011.

MACIEL, Lizete Shizue Bomura; NETO, Alexandre Shigunov. A educação brasileira no período pombalino: uma análise histórica das reformas pombalinas do ensino. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.32, n.3, p. 465-476, setembro/dezembro de 2006.

MOGARRO, Maria João; MARTÍNEZ, Silvia Alicia. Normalistas e meninas de asilo: origens sociais e percursos de vida no século XIX em Portugal e no Brasil. In: RAMOS; MENDONÇA (Org.) A história da profissão docente no Brasil e em Portugal: aproximações e distanciamentos. Sísifo: revista de ciências da educação. p. 45-52.

MONLEVADE, João Antonio Cabral de. Valorização salarial dos professores: o papel do Piso Salarial Nacional como Instrumento de Valorização dos Professores da Educação Básica Pública. Campinas: Unicamp, 2000. Tese de doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UNICAMP.

NÓVOA, Antonio (Org.). Profissão Professor. 2ª Ed. Porto Editora, 1995.

SAVIANI, Dermeval. A escola pública brasileira no longo século XX (1890-2001). III Congresso Brasileiro de História da Educação, Curitiba – 7 a 10 de novembro de 2004.

VICENTINI, Paula Perin; LUGLI, Rosário Genta. Historia da profissão docente no Brasil: representações em disputa. São Paulo: Cortez, 2009.

Published

2019-03-19

Issue

Section

Continuous publication articles

How to Cite

STOCKMANN, Daniel. Breve história da profissionalização docente no Brasil. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 105–123, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/6782. Acesso em: 29 jan. 2026.