Tecnologias digitais na formação inicial de professores: percepções dos estudantes sobre a inovação pedagógica
Abstract
Este trabalho discute o conceito de inovação das práticas pedagógicas na perspectiva dos estudantes de cursos de licenciatura, tendo como base uma investigação sobre o uso de tecnologias digitais nas práticas pedagógicas dos cursos de formação inicial de professores. A problemática da pesquisa teve como foco conhecer suas características e identificar algumas práticas inovadoras no contexto institucional. O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir tais práticas, bem como as percepções dos estudantes sobre o conceito de inovação. A base empírica foi construída por meio de um questionário online aplicado para cento e sessenta e um estudantes de diversos cursos de licenciatura e de entrevistas realizadas com vinte estudantes de seis cursos de Pedagogia, ambos aplicados a uma mesma Instituição Pública de Ensino Superior no Brasil. Na perspectiva dos estudantes, a inovação das práticas pedagógicas aparece relacionada principalmente a quatro elementos: a) uso de tecnologias, b) metodologias diferenciadas no trabalho pedagógico, c) práticas pedagógicas contextualizadas, e d) aulas atrativas e motivadoras. As análises indicam que as possibilidades de inovação dependem, principalmente, de mudanças metodológicas em todos os espaços de aprendizagem. No entanto, a criação de uma cultura de inovação no âmbito da formação inicial de professores requer uma mobilização institucional que envolva a melhoria da infraestrutura física e tecnológica disponibilizada para os cursos e a criação de uma política institucional de formação inicial e continuada de professores incorporando a mobilização para práticas colaborativas e reestruturação dos currículos.
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