Tecnologias digitais na formação inicial de professores: percepções dos estudantes sobre a inovação pedagógica

  • Daiani Damm Tonetto Riedner Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumen

Este trabalho discute o conceito de inovação das práticas pedagógicas na perspectiva dos estudantes de cursos de licenciatura, tendo como base uma investigação sobre o uso de tecnologias digitais nas práticas pedagógicas dos cursos de formação inicial de professores. A problemática da pesquisa teve como foco conhecer suas características e identificar algumas práticas inovadoras no contexto institucional. O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir tais práticas, bem como as percepções dos estudantes sobre o conceito de inovação. A base empírica foi construída por meio de um questionário online aplicado para cento e sessenta e um estudantes de diversos cursos de licenciatura e de entrevistas realizadas com vinte estudantes de seis cursos de Pedagogia, ambos aplicados a uma mesma Instituição Pública de Ensino Superior no Brasil. Na perspectiva dos estudantes, a inovação das práticas pedagógicas aparece relacionada principalmente a quatro elementos: a) uso de tecnologias, b) metodologias diferenciadas no trabalho pedagógico, c) práticas pedagógicas contextualizadas, e d) aulas atrativas e motivadoras. As análises indicam que as possibilidades de inovação dependem, principalmente, de mudanças metodológicas em todos os espaços de aprendizagem. No entanto, a criação de uma cultura de inovação no âmbito da formação inicial de professores requer uma mobilização institucional que envolva a melhoria da infraestrutura física e tecnológica disponibilizada para os cursos e a criação de uma política institucional de formação inicial e continuada de professores incorporando a mobilização para práticas colaborativas e reestruturação dos currículos.

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Biografía del autor/a

Daiani Damm Tonetto Riedner, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Desde 2016 coordena o Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias e Formação Docente (EduTec/UFMS). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2010), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2013) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2018). Faz parte Grupo de Pesquisa em Formação Docente e Tecnologias - ForTec/Puc-Rio. Atua nos temas de educação, mídias, tecnologias digitais e educação a distância. Google Certified Educator Nivel 2 (2019). Atualmente é Chefe de Divisão de Educação a Distância da Secretaria Especial de Educação a Distância - SEAD/UFMS. É representante institucional da UniRede e Coordenadora Adjunta UAB na UFMS.

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Publicado
2019-10-30
Cómo citar
Riedner, D. D. T. (2019). Tecnologias digitais na formação inicial de professores: percepções dos estudantes sobre a inovação pedagógica. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 6(12), 28-50. Recuperado a partir de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9169