Crianças imigrantes no Programa UEMS Acolhe: narrativas do cotidiano da Pedagogia / Dourados
Resumo
O resgate da documentação pedagógica, construída por meio de mini-histórias, sustenta a apresentação de uma experiência, cujo objetivo foi analisar as concepções que direcionaram ações de estudantes do curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Dourados. As ações desenvolvidas em 20 encontros - abril a novembro de 2023 – bebês e crianças de famílias de imigrantes que acompanhavam os adultos durante as aulas semanais de língua Portuguesa, oferecidas pelo Programa “UEMS ACOLHE”. O brincar, como linguagem universal das crianças, revelou-se como desencadeador das vivências efetivadas em um espaço não formal de educação. Apoiaram a construção metodológica, bem como as análises das narrativas, documentos oficiais da Educação, da Sociologia da Infância, das Artes visuais, entre outros estudiosos das crianças e das infâncias. O planejamento responsivo apoiou individualidades e interesses. A avaliação não procurou resultados, mas entender as crianças e planificar experiências para elas. Questionando a concepção de criança consumidora, as estudantes restringiram a oferta de brinquedos industrializados, valorizaram o brincar e o brinquedo como construções culturais que dirigem valores, ações e comportamentos. Também evitaram explorar livros e músicas veiculadas nas mídias, que geram modelos de desejos de pertencimento e interferem na construção da identidade. Os resultados apontam que meninos e meninas são corajosos, não percebem escadas ou ladeiras como obstáculos, mas como possibilidades de viver a vida em movimento. A experiência conclui a importância de uma formação docente que acenda olhares, que fomente o senso estético em diálogo com os princípios éticos e políticos.
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