A inteligência artificial na comunicação educacional e publicitária: impactos e estratégias

Resumo

A inteligência artificial (IA) tem se mostrado uma ferramenta cada vez mais importante em diversas áreas, incluindo a comunicação. A pesquisa tem como objetivo explorar como a inteligência artificial pode contribuir para melhorar e agilizar os métodos e técnicas utilizadas na área da comunicação, contribuindo para a promoção de uma educação de qualidade. A metodologia baseia-se na análise de conteúdo proposta por Bardin (2006) tem natureza qualitativa.Os resultados mostram que os estudos focam principalmente na aplicação da IA fraca, eficiente em tarefas específicas. No entanto, surgem perspectivas para a IA geral, que visa imitar amplamente o comportamento humano. Essa evolução levanta questões éticas, legais e de segurança. Então, é essencial abordar criticamente a aplicação da IA para maximizar benefícios e reduzir riscos à medida que a tecnologia avança e se integra à sociedade.

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Biografia do Autor

Géssica Cereta de Moraes, Universidade Franciscana (UFN)

Aluna do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana - UFN. Bolsista CNPq

Graziela Frainer Knoll, Universidade Franciscana (UFN)

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com Pós-Doutorado no Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter). É professora na Universidade Franciscana – UFN (Santa Maria, RS)

Taís Steffenello Ghisleni, Universidade Franciscana (UFN)

Doutora em Comunicação Midiática pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É professora na Universidade Franciscana – UFN (Santa Maria, RS).

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Publicado
2024-12-19
Como Citar
de Moraes, G. C. de, Knoll, G. F., & Ghisleni, T. S. (2024). A inteligência artificial na comunicação educacional e publicitária: impactos e estratégias. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 11(29), 73-88. https://doi.org/10.55028/pdres.v11i29.21218
Seção
Artigos de fluxo contínuo