As tecnologias digitais no cotidiano de crianças em tempos de pandemia de Covid-19
Resumo
As tecnologias digitais ocupam grande espaço na nossa sociedade, pois se tornaram ferramentas indispensáveis em vários setores. O presente trabalho apresenta resultados de um estudo que buscou analisar o contato de crianças de oito a onze anos com as tecnologias digitais e de que modo esses artefatos influenciam em seu cotidiano e na aprendizagem. Adotou-se a pesquisa qualitativa do tipo descritiva mediante a realização de entrevistas semiestruturadas online com três crianças na etapa do ensino fundamental I, por meio do aplicativo WhatsApp com o auxílio de um gravador de voz. Desta forma, observou-se que houve o aumento da utilização dos tecnlogias digitais pelas crianças, devido a pandemia de Covid-19, tanto para a realização de atividades escolares quanto para o entretenimento. Em relação aos resultados do estudo, analisou-se que as crianças utilizaram tecnologias móveis como: telefone celulares, Smart TV e computadores conectados à internet por rede WI-FI, equipamentos esses que subsidiram as suas atividades cotidianas e, com o ensino remoto também foram ressignificados para a aprendizagem de conteúdos escolares.
Downloads
Referências
BEHAR, Patrícia Alejandra. Artigo: O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. 2020 p.8-11. Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia. Acesso em: 26 ago. 2021
CGI.BR. Pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2019. Disponível em: https://www.cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20201123093344/tic_kids_online_2019_livro_eletronico.pdf. Acesso em: 26 ago. 2020.
FORTUNA, Tania Ramos. Cultura lúdica na era digital: alguns efeitos no comportamento infanto-juvenil 2018. Disponível em: http://rbepold.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3692. Acesso em: 12 maio 2020.
FANTIN, Monica. Crianças e cultura digital: Para além de nativos e imigrantes: Múltiplas faces da infância na contemporaneidade: Consumos. Práticas e pertencimento na cultura digital 2016. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3836/2617 Acesso:19 nov. 2020
FANTIN, Monica; DOUGLAS, José Alves dos Santos. Processos formativos e aprendizagens na cibercultura: experiências com dispositivos móveis. As crianças e as tecnologias digitais na escola e fora da escola 2020. Disponível em: file:///C:/Users/Danie/Downloads/Livro%20processos-formativos%20grifado.pdf. Acesso em: 07 ago. 2021.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. In: Métodos e técnicas de pesquisa social. Atlas, 2008.
OLIVEIRA, Bruna Santana de; LUCENA, Simone; SCHLEMMER, Eliane. Processos formativos e aprendizagens na cibercultura: experiências com dispositivos móveis. Os protagonismos das infâncias nas culturas digitais 2020. Disponível em: file:///C:/Users/Danie/Downloads/Livro%20processos-formativos%20grifado.pdf. Acesso em: 05 set. 2021.
Copyright (c) 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.




