Crianças x tecnologias: o que diz a pesquisa Tic Kids Online?

  • Thalitta Karoline Espirandelli Tomás UFMS/campus de Naviraí
  • Célia Regina de Carvalho UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
Palavras-chave: Tecnologias. Crianças. Mediação

Resumo

O presente texto apresenta resultados de um estudo que teve como objetivo geral identificar e analisar os principais artigos publicados a partir da Pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil (TIC Kids Online Brasil) no período de 2014 a 2017. Para tanto, identificamos o estado do conhecimento dos artigos publicados nos relatórios da referida pesquisa, os quais foram agrupados em seis categorias de análise, a saber: 1) Proteção de dados pessoais; 2) O uso da internet por crianças e adolescentes; 2) O uso de tecnologias móveis por crianças e adolescentes; 4) A publicidade dirigida às crianças na internet; 5) A discriminação de crianças na rede; 6) A regulação do uso da internet por pais e educadores. Diante dos resultados, pode-se dizer que crianças e adolescentes estão tendo contato/acesso a mídias e dispositivos digitais. Por este motivo, é necessário repensar o papel da escola, a fim de buscar propostas voltadas para as demandas formativas de seus sujeitos, possibilitando assim que desenvolvam competências e habilidades que lhes permitam agir de forma crítica em contextos online e offline.

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Biografia do Autor

Thalitta Karoline Espirandelli Tomás, UFMS/campus de Naviraí
Acadêmica do 8º Semestre do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS/Câmpus de Naviraí
Célia Regina de Carvalho, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
Professora Adjunta do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS/Câmpus de Naviraí; Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’ (FCT/UNESP)

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Publicado
2019-10-30
Como Citar
Tomás, T. K. E., & Carvalho, C. R. de. (2019). Crianças x tecnologias: o que diz a pesquisa Tic Kids Online?. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 6(12), 245-273. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9185