O desenvolvimento da consciência e das funções psicológicas superiores sob a luz da Psicologia Histórico-Cultural

  • Elis Bertozzi Aita Universidade Estadual de Maringá
  • Silvana Calvo Tuleski Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Psicologia Histórico-Cultural, Consciência, Funções Psicológicas Superiores.

Resumo

O presente trabalho se caracteriza como uma pesquisa teórica, realizada a partir do método Materialista Histórico-Dialético, que teve como objetivo discutir sobre o desenvolvimento da consciência e das funções psicológicas superiores sob a luz da Psicologia Histórico-Cultural. As funções psicológicas superiores são a estrutura complexa da consciência, que se constituiu ao longo do processo de desenvolvimento sócio-histórico da humanidade. A consciência humana e as funções psicológicas superiores não estão prontas desde o nascimento, e não se desenvolvem com base apenas em um processo de maturação biológica. Elas são sociais, são o fundamento social da personalidade humana. O homem se humaniza à medida que se apropria dos conhecimentos construídos pela sociedade ao longo da história. Mediante o processo de apropriação da cultura humana o homem desenvolve suas funções psicológicas superiores. As funções psicologias superiores se organizam em sistemas funcionais, a partir de nexos interfuncionais complexos. Cada função isolada, bem como o sistema de funções psicológicas e seus nexos, se desenvolvem a partir da mediação por instrumentos e signos, reestruturando a consciência e o psiquismo humano. A consciência não está dada a priori, ela se desenvolve a partir das apropriações culturais. A consciência é composta pelas funções psicológicas superiores, que formam um sistema psicológico complexamente inter-relacionado. Conclui-se que o processo de humanização é essencialmente um processo educativo. Entende-se que a temática de estudo proposta neste texto contribui para a reflexão de todos os profissionais da Psicologia, em específico para os que atuam com a Psicologia Escolar.

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Biografia do Autor

Elis Bertozzi Aita, Universidade Estadual de Maringá
Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá - PR. Psicóloga Clínica.
Silvana Calvo Tuleski, Universidade Estadual de Maringá
Doutora em Educação Escolar pela UNESP - Campus de Araraquara/SP. Professora Associada do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá - PR.

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Publicado
2017-07-16
Como Citar
Aita, E. B., & Tuleski, S. C. (2017). O desenvolvimento da consciência e das funções psicológicas superiores sob a luz da Psicologia Histórico-Cultural. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 4(7 (2017), 97-111. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/3195
Seção
Artigos de demanda contínua