Sessão 2: EXPERIÊNCIAS DE UM PROCESSO FORMADOR: CONSTITUINDO PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Autores

  • Marcelo Bezerra de Morais Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”- UNESP, Brasil
  • Jean Sebastian Toillier Toillier Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”- UNESP, Brasil
  • Ivete Maria Baraldi Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”- UNESP, Brasil

Resumo

Neste trabalho, pretendemos discutir as experiências adquiridas no desenvolvimento de dois projetos que usam a História Oral como metodologia de pesquisa em Educação Matemática e como essas experiências colaboram com a formação dos pesquisadores. Estes projetos são desenvolvidos em duas regiões distintas do Brasil,
Nordeste e Sul. Num deles visa-se compreender e construir uma versão histórica de como se deu a formação de professores de Matemática na região de Mossoró (RN), num período anterior a 1974; noutro, espera-se entender como se deu a formação de professores de matemática na região de Itaipulândia (PR), no período de 1961 ao final da década de 1980.

Downloads

Publicado

2022-01-03

Edição

Seção

Sessões Coordenadas

Como Citar

MORAIS, Marcelo Bezerra de; TOILLIER, Jean Sebastian Toillier; BARALDI, Ivete Maria. Sessão 2: EXPERIÊNCIAS DE UM PROCESSO FORMADOR: CONSTITUINDO PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Anais do ENAPHEM - Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, [S. l.], n. 1, p. 1–19, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15025. Acesso em: 2 fev. 2026.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>