Sessão 9: LUCIENNE FÉLIX NO BRASIL: REPERCUSSÕES DE UM MOVIMENTO EM CURSO NA FRANÇA DOS ANOS 1960

Autores

  • Elisabete Zardo Búrigo UFRGS

Resumo

O trabalho enfoca o intercâmbio entre Lucienne Félix, professora francesa do ensino secundário, e o Grupo de Estudos em Ensino da Matemática de São Paulo (GEEM), em torno do Movimento da Matemática Moderna. Inicialmente, comenta a trajetória profissional de Lucienne Félix, seu engajamento no movimento modernizador e as condições em que se estabeleceu o contato com os professores do GEEM. A seguir, analisa as apropriações da obra e do discurso de Lucienne
Félix pelos professores do GEEM, a partir de indícios encontrados em livros didáticos e depoimentos orais. Argumenta-se que a dinâmica internacional do Movimento da Matemática Moderna não decorreu apenas das ações das agências internacionais ou norte-americanas, mas deve também ser atribuída às relações horizontais estabelecidas entre grupos de professores de diferentes países, engajados na melhoria do ensino.

Downloads

Publicado

2022-01-03

Edição

Seção

Sessões Coordenadas

Como Citar

BÚRIGO, Elisabete Zardo. Sessão 9: LUCIENNE FÉLIX NO BRASIL: REPERCUSSÕES DE UM MOVIMENTO EM CURSO NA FRANÇA DOS ANOS 1960 . Anais do ENAPHEM - Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, [S. l.], n. 1, p. 1–17, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15052. Acesso em: 21 fev. 2026.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)