PELA RELAÇÃO HISTÓRIA E MEMÓRIA, A TRAJETÓRIA DA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (1968-1985)

Resumo

Nosso objetivo neste artigo foi analisar a trajetória da Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (ETFRN) sob a ótica das dimensões política, social e econômica entre os anos de 1968, ano de sua fundação, e 1985, ano em que convencionalmente os historiadores remetem ao término da Ditadura Militar brasileira. Lidamos com as memórias de sujeitos que vivenciaram aquele momento político tanto da cidade, quanto da escola, por isso nos embasamos em Maurice Halbwachs, Michael Pollak e Ecléia Bosi, no que se refere a noção de memória, esquecimento e silêncio. E, quanto a história oral, usamos as obras de Sebe Bom Meihy e Seawright, Alessandro Portelli que nos deram as bases para a compreensão dos usos da história oral como arte da escuta e todo o caminho percorrido entre realização de entrevista, transcrição e publicização dos dados. Este trabalho tem caráter de revisão bibliográfica e faz uso da história oral como metodologia. Ressaltamos que os caminhos trilhados pela ETFRN se entrelaçam e até se confundem com os aspectos políticos, econômicos e sociais vivenciados no país e, especialmente em Natal. As reformas educacionais implementadas a partir de 1968 deram o tom das mudanças empreendidas na instituição que ora passara a status de ETFRN. Embora haja indícios de perseguição e prisão de professores, funcionários e estudantes, envolvidos no processo de resistência à ditadura; as vozes são dissonantes quanto aos movimentos de resistência dentro da instituição. Isso ocorre porque as vivências são múltiplas dentro e fora da escola.

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Biografia do Autor

Aline Cristina da Silva Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Educação Profissional pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do
Rio Grande do Norte. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação
(PPGED/UFRN), Natal, RN, Brasil.

Olivia Morais de Medeiros Neta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora do
Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no Programa de Pós-
Graduação em Educação (UFRN) e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional
do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN),
Natal, RN, Brasil. 

Publicado
2022-02-14
Como Citar
Lima, A. C. da S., & Medeiros Neta, O. M. de. (2022). PELA RELAÇÃO HISTÓRIA E MEMÓRIA, A TRAJETÓRIA DA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (1968-1985). InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 27(54). https://doi.org/10.55028/intermeio.v27i54.13664