ABORDAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA E A TEORIA DOS CÓDIGOS DE LEGITIMAÇÃO
Resumo
O objetivo desta pesquisa é apresentar o potencial da Teoria dos Códigos de Legitimação (TCL), quanto à composição de um dispositivo de tradução, voltado para a construção de perfis semânticos, subjacentes à abordagem Matemática no ensino de Física. Defende-se o processo de matematização como uma construção híbrida entre significados tipológicos (aspecto nominal) e significados topológicos (aspecto relacional). Princípios organizacionais de um discurso de matematização no ensino de Física que seriam uma espécie de códigos semânticos, condensados em estruturas matemáticas, como , por exemplo, que, quando revelados ou manifestos, permitiriam traçar um perfil semântico do discurso matematizador, dentro de um espectro denominado técnico-estruturante. Tal revelação é possível mediante o conceito de Densidade Semântica, presente na TCL e que diz respeito ao grau com que o conhecimento ou suas complexidades estão condensados em símbolos. Através de níveis de DS, baseados nos significados nominais e relacionais, apresenta-se um dispositivo de tradução, bem como a sua aplicabilidade na análise do discurso de matematização da segunda Lei de Newton - , presente num livro didático de Física.
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