ABORDAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA E A TEORIA DOS CÓDIGOS DE LEGITIMAÇÃO

  • Otávio Bocheco Instituto Federal Catarinense – Campus Rio do Sul Professor de Física
  • Frederico Firmo de Souza Cruz Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Sandro da Silva Livramento Machado Escola de Educação Básica Leonor de Barros - Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina
Palavras-chave: Teoria dos códigos de legitimação, Dispositivo de tradução, Ensino da física

Resumo

O objetivo desta pesquisa é apresentar o potencial da Teoria dos Códigos de Legitimação (TCL), quanto à composição de um dispositivo de tradução, voltado para a construção de perfis semânticos, subjacentes à abordagem Matemática no ensino de Física. Defende-se o processo de matematização como uma construção híbrida entre significados tipológicos (aspecto nominal) e significados topológicos (aspecto relacional). Princípios organizacionais de um discurso de matematização no ensino de Física que seriam uma espécie de códigos semânticos, condensados em estruturas matemáticas, como , por exemplo, que, quando revelados ou manifestos, permitiriam traçar um perfil semântico do discurso matematizador, dentro de um espectro denominado técnico-estruturante. Tal revelação é possível mediante o conceito de Densidade Semântica, presente na TCL e que diz respeito ao grau com que o conhecimento ou suas complexidades estão condensados em símbolos. Através de níveis de DS, baseados nos significados nominais e relacionais, apresenta-se um dispositivo de tradução, bem como a sua aplicabilidade na análise do discurso de matematização da segunda Lei de Newton - , presente num livro didático de Física.

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Biografia do Autor

Otávio Bocheco, Instituto Federal Catarinense – Campus Rio do Sul Professor de Física

Possui licenciatura em Física (2001), Mestrado (2011), e Doutorado (2021) em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi professor de Física em escolas de nível médio, durante uma década. Desde 2011, é professor de Física do Instituto Federal Catarinense - Campus Rio do Sul/SC, onde ministra aulas no curso superior de Licenciatura em Física e cursos técnicos profissionalizantes de nível médio. No ensino superior ministra disciplinas de Física Geral, História e Filosofia da Ciência e Didática das Ciências.

Frederico Firmo de Souza Cruz, Universidade Federal de Santa Catarina.

Possui Bacharelado em Física (1976), mestrado (1979) e doutorado (1987) em Física, pela Universidade de São Paulo (USP). Professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Teorias de Muitos Corpos em sistemas bosônicos e fermiônicos. Atua também na área de Ensino de Física, orientando dissertações e teses no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC, com temas ligados à modelização, ensino de Física moderna e história e epistemologia da ciência.

Sandro da Silva Livramento Machado, Escola de Educação Básica Leonor de Barros - Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina

Possui Licenciatura em Física (1999), Mestrado em Física (2004) e Doutorado em Educação Científica e Tecnológica (2017), pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor de Física na rede pública estadual de Santa Catarina, desde 1993. Orienta dissertações no Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física.

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Publicado
2022-09-27
Como Citar
Bocheco, O., de Souza Cruz, F. F., & da Silva Livramento Machado, S. (2022). ABORDAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA E A TEORIA DOS CÓDIGOS DE LEGITIMAÇÃO. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 28(55), 38-65. https://doi.org/10.55028/intermeio.v28i55.17230