MATERIAL DIDÁTICO COMO FERRAMENTA NA TRANSMISSÃO DO CONHECIMENTO TRADICIONAL PARA OS PROFESSORES TERENA

  • Paulo Roberto Vilarim Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – IFMS
  • Sérgio Paulo Jorge Rodrigues Centro de Química de Coimbra
  • Décio Martins Centro de Física da Universidade de Coimbra
Palavras-chave: Material didático, Terena, Formação de professores, prática pedagógica

Resumo

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o debate em torno da produção, seleção e uso de material didático mediante os relatos de professores Terena do Mato Grosso do Sul (MS) – Brasil. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores indígenas das escolas nas comunidades Terena em MS e utilizou-se Análise Textual Discursiva como metodologia a partir das transcrições. Desta análise, concluiu-se que a maioria dos materiais produzidos pelos e para os Terena está direcionado aos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental e que parte das dificuldades dos professores indígenas em produzir materiais didáticos está na formação acadêmica e continuada.

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Biografia do Autor

Paulo Roberto Vilarim , Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – IFMS

Professor de Física do Instituto Federal (IFMS). Bacharel em física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Licenciado em física pela Universidade Tecnológica Federal (UTFPR), Mestre em Física da Matéria condensada pela UEM e Doutorando em História da Ciência e Educação Científica pela Universidade de Coimbra (UC). CFisUC - Centro de Física da Universidade de Coimbra.

Sérgio Paulo Jorge Rodrigues , Centro de Química de Coimbra

Professor de Química, investigador no Centro de Química de Coimbra, Portugal.

Décio Martins , Centro de Física da Universidade de Coimbra

Investigador de Centro de Física da Universidade de Coimbra – CfisUC, Portugal. Doutoramento em História e Ensino da Física.

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Publicado
2022-09-27
Como Citar
Roberto Vilarim , P., Sérgio Paulo Jorge Rodrigues, & Martins , D. (2022). MATERIAL DIDÁTICO COMO FERRAMENTA NA TRANSMISSÃO DO CONHECIMENTO TRADICIONAL PARA OS PROFESSORES TERENA. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 28(55), 194-203. https://doi.org/10.55028/intermeio.v28i55.17296