ANÁLISE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR DE CURSO DO ENSINO SUPERIOR NA PERSPECTIVA DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM

  • Samantha Ferreira da Costa Moreira Centro Universitário de Mineiros- Unifimes
  • Fernando Ricardo Moreira Universidade Federal de Jataí
  • Eladio Sebastian Heredero UFMS
Palavras-chave: Desenho Universal para Aprendizagem, Inclusão, Proposta Pedagógica.

Resumo

Para a educação inclusiva faz-se necessário alguma forma de revisão da organização e apresentação do currículo escolar. Conceitualmente, devemos considerar que encontramos dentro desta perspectiva as chamadas adaptações ou adequações, as flexibilizações e as diferenciações curriculares, como o DUA.  Os princípios do DUA devem ser considerados desde o planejamento das aulas, passando pela execução das mesmas e indo até a avaliação. Este trabalho é um recorte de um trabalho mais amplo de tese de doutoramento sobre a mesma temática, que foi elaborado tomando por base uma metodologia qualitativa descritiva de estudo de caso sobre uma Instituição de Ensino Superior Publica do Centro Oeste brasileiro (IESCO), escolhida pelo fato da acessibilidade a informação e aos docentes. Sobre a existência no PPC de alguma menção às práticas educativas inclusivas, a partir da nossa análise, obtivemos que realmente existe uma menção explicita sobre as práticas pedagógicas que fazem parte das práticas educativas inclusivas. Porém, como não estão explicitamente descritas no documento analisado, pudemos apenas inferir que ouve uma intencionalidade de construir um PPC que considerasse a inclusão e a relacionasse com os elementos do DUA, mas, devido à falta de conhecimento inclusivo à luz do DUA por parte dos idealizadores do PPC, não encontramos elementos fundamentais para a prática inclusiva.

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Biografia do Autor

Samantha Ferreira da Costa Moreira, Centro Universitário de Mineiros- Unifimes

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí (2014). Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde da Universidade de Brasília (UnB).Especialista em Urgência e Emergência e Terapia Intensiva pelo Centro Goiano de Pesquisa e Pós- Graduação (CGESP).Especialista em Enfermagem em Dermatologia pelo Centro de Estudos de Enfermagem e Nutrição (CEEN). Professora do curso de Medicina do Centro Universitário de Mineiros. Doutoranda do curso de Pós Graduação em Educação da UFMS.

Fernando Ricardo Moreira, Universidade Federal de Jataí

Bacharel e Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Goiás e Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia. Professor da Universidade Federal de Jataí desde 2009. E-mail: frmoreira@ufj.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7245-3525.

Eladio Sebastian Heredero, UFMS

Graduado en Magisterio de Primera Enseñanza por la Escuela de Magisterio de Guadalajara (España), Graduado en Ciencias de la Educación por la Universidad Complutense de Madrid (España), Post-graduación en Ciencias de la Educación por la Universidad Complutense de Madrid (España), Doctorado en Educación por la Universidad de Alcalá (España) y Post-doctorado en Educación por la Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho"de São Paulo (Brasil). Es Cátedra Distinguida por el Centro de Enseñanza Técnica y Superior (CETYS) de México.

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Publicado
2024-04-02
Como Citar
Ferreira da Costa Moreira, S., Moreira, F. R., & Heredero, E. S. (2024). ANÁLISE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR DE CURSO DO ENSINO SUPERIOR NA PERSPECTIVA DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 29(58), 13-37. https://doi.org/10.55028/intermeio.v29i58.18792
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