O que dizem os Professores sobre suas Condições de Trabalho no Brasil, na Espanha e no México: Um Estudo Comparado a Partir da Pesquisa Talis (Ocde-2009)

  • Rose Meri Trojan Universidade Federal do Paraná
  • Robson Sipraki Universidade Federal do Paraná

Resumo

O presente trabalho tem como finalidade analisar os resultados da pesquisa TALIS (OCDE, 2009), particularmente os dados relativos ao Brasil, à Espanha e ao México. Considerando a influência dos organismos multilaterais nas políticas educacionais, o problema consiste em saber até que ponto esse tipo de pesquisa contribui para melhoria do desempenho dos professores. Destacamos, para análise, os dados relativos à formação e desenvolvimento docentes, às condições de trabalho oferecidas pelas escolas e clima escolar. A partir desses dados, podemos indicar as principais semelhançase diferenças entre os países e, desta forma,identificar as contribuiçõese as limitações daTALIS por meio de uma abordagem crítica e de análise estatística, tendo por base as condições dedesenvolvimento social, políticoe econômico dos paísesselecionados. Procuramos, ainda, vincular as análises às implicações da globalização e da organização e gestão do Estado-Nação. Identificamos nos resultados da análise, estabelecendo correlação entre as variáveis, indícios de problemas relacionados, por exemplo, à falta de pessoal qualificado, à insuficiência ou inadequação de materiais, ao número de alunos por sala de aula, aos problemas relacionados com os alunos e absenteísmo dos professores.

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Publicado
2016-10-27
Como Citar
Trojan, R. M., & Sipraki, R. (2016). O que dizem os Professores sobre suas Condições de Trabalho no Brasil, na Espanha e no México: Um Estudo Comparado a Partir da Pesquisa Talis (Ocde-2009). InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 19(38). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2347