Makarenko e a Educação na Nova Sociedade Soviética Pós-Revolucionária: O Trabalho e a Formação do Indivíduo Socialista em Questão

  • Ronaldo Maciel Pavão

Resumo

O presente artigo objetiva, a partir da compreensão da Revolução Russa, apontar e discutir alguns aspectos da pedagogia socialista desenvolvida por Anton Semionovich Makarenko, após a tomada do poder pelos bolcheviques, a partir de 1917. Tal proposta pedagógica procurava formar um cidadão completo, sem a presente dicotomia trabalho intelectual e trabalho manual existente nas sociedades que vivem sob o modo de produção capitalista. Desta feita, seguindo o aporte teórico materialista histórico e dialético, procuramos estudar tais concepções educacionais presentes em Makarenko através de pesquisas bibliográficas em fontes primárias e secundárias e através de diálogos com diversos autores de tradição marxista-leninista, além de escritores e poetas russos contemporâneos daquele pedagogo, no que concerne ao desenvolvimento de seu ideário. Isto permitirá, ao lançarmos um olhar sobre sua apreensão do mundo e seu pensamento, captarmos a importância deste pedagogo não só em seu tempo, mas também de realizarmos o diálogo com estas concepções hoje, em um diferente contexto social e histórico. Tais procedimentos se mostram válidos, tendo em vista a existência de desconhecimentos e preconceitos acerca das possibilidades desta vertente de pensamento pedagógico socialista ser cogitada e estudada ainda hoje.

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Biografia do Autor

Ronaldo Maciel Pavão

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEdu, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS

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Publicado
2016-11-01
Como Citar
Pavão, R. M. (2016). Makarenko e a Educação na Nova Sociedade Soviética Pós-Revolucionária: O Trabalho e a Formação do Indivíduo Socialista em Questão. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 18(35). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2383