A dança inserida no contexto educacional e sua contribuição para o desenvolvimento infantil

  • Daiana Camargo
  • Silvia Christina Madrid Finck

Resumo

Considerando o desenvolvimento integral da criança, abordamos a dança como
possibilidade de trabalho destinada ao aprimoramento cognitivo, emocional e psicomotor, bem como do seu relacionamento social, visando uma aprendizagem integradora e total, enfatizando-a como arte e produto social, capaz de contribuir para a constituição de uma proposta educacional de qualidade. Abordamos a dança e seus referenciais teóricos a partir de pesquisa bibliográfica, e dados obtidos junto a profissionais da área educacional dos municípios de Porto União – SC e União da Vitória - PR. Tratamos da dança na educação, como meio para aperfeiçoamento de valores positivos nos praticantes, e a dança no Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil,
buscando enfatizar a importância do dançar na educação infantil e os benefícios que propicia à criança, bem como a viabilização de uma prática educativa embasada no conhecimento do tema e nas possibilidades que o mesmo representa . Os dados obtidos através de questionários foram selecionados, analisados e descritos, mostrando que os professores reconhecem o valor da prática da dança na educação infantil, porém o tema da pesquisa ainda é pouco trabalhado nas instituições , embora as experiências relatadas pelos professores adeptos ao uso da dança sejam positivos e confirmem alguns aspectos descritos no referencial teórico-bibliográfico.

Biografia do Autor

Daiana Camargo

Pedagoga, Especialista em Pré-Escola e Séries Iniciais. Professora da Secretaria Municipal de Educação de Porto União – SC. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR).

Silvia Christina Madrid Finck

Doutora em Ciência da Atividade Física e do Esporte (UNILEON/ES). Professora Adjunta da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR) atua no Curso de Licenciatura em Educação Física e no Programa de Mestrado em Educação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar e Formação de Professores (GEPEFE/UEPG/CNPq).

Publicado
2016-11-04