A DISCIPLINA PEDAGOGIA E O SABER FILOSÓFICO SOBRE EDUCAÇÃO NA ESCOLA NORMAL DE CURITIBA: 1900-45

  • Dorothy Rocha

Resumen

Baseando-se, fundamentalmente, em fontes primárias, o artigo identifica e caracteriza o saber filosófico sobre educação na formação de professores e professoras da escola primária que estudaram na Escola Normal de Curitiba, no período 1900-45. Uma vez que a disciplina Filosofia da Educação ainda não integrava o plano de estudos desta Instituição, estuda-se esse saber através da disciplina Pedagogia. Conclui-se que os conteúdos filosóficos referentes à educação não estimulavam reflexões e críticas acerca de teorias e práticas educacionais e que o saber Filosofia era entendido como fundamento destas práticas. Por outro lado, a ideologia católica parecia ocupar, ainda, um lugar significativo na formação daqueles professores e professoras, não obstante a introdução das idéias escolanovistas.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Dorothy Rocha

Doutora em História e Filosofia da Educação pela Ponfícia Universidade Católica de São Paulo.

Publicado
2016-11-18
Cómo citar
Rocha, D. (2016). A DISCIPLINA PEDAGOGIA E O SABER FILOSÓFICO SOBRE EDUCAÇÃO NA ESCOLA NORMAL DE CURITIBA: 1900-45. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 9(18). Recuperado a partir de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2596