A PESQUISA COLABORATIVA COMO MEDIAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA REDE DE APOIO À INCLUSÃO ESCOLAR

  • Alessandra Bonorandi Dounis Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL
  • David dos Santos Calheiros Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNICSAL
  • Neiza de Lourdes Frederico Fumes Universidade Federal de Alagoas
Palavras-chave: Educação Especial. Inclusão Escolar. Pesquisa Colaborativa. Psicologia Sócio-Histórica.

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar o processo colaborativo para composição de uma rede de apoio à inclusão escolar de uma estudante com paralisia cerebral como mediação para a constituição de zonas de desenvolvimento proximais coletivas e modificação revolucionária das práticas escolares relacionadas à inclusão. Foi desenvolvido em uma escola da rede pública municipal de Maceió nos períodos letivos de 2017 e 2018. As constituintes da rede de apoio foram as professoras de sala de aula, as respectivas profissionais de apoio escolar, as gestoras, a coordenadora pedagógica e a assistente social, além de uma técnica de Educação Especial e a mãe da estudante. A metodologia utilizada foi da Pesquisa Colaborativa e a análise do processo colaborativo foi realizada por intermédio das ações reflexivas propostas por Ibiapina de descrição, informação, confrontação e reconstrução. A partir das análises foi possível identificar a produção de ressignificações coletivas e modificações nas práticas, confirmando a tese de que, quando guiado pelas perspectivas do Método Materialista Histórico Dialético e da Psicologia Sócio-Histórica, o processo colaborativo com uma rede de apoio pode fazer emergir mediações que são potentes na criação de zonas de desenvolvimento proximais coletivas e para proporcionar transformações nas práticas revolucionárias para a inclusão escolar.

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Biografia do Autor

Alessandra Bonorandi Dounis, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL

Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Pernambuco (1998) com especialização em Tecnologia Assistiva (2006), em Desenvolvimento Humano e Reabilitação na Área de Saúde da Criança (UFPE - 2000), Mestrado em Educação, na área de Processos Educativos: Inclusão e Diversidade pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL - 2013) e Doutorado em Educação pela UFAL (2019), na linha de pesquisa Educação e Inclusão de pessoas com deficiência ou sofrimento psíquico. Terapeuta ocupacional do CER III da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió e professora adjunta do Centro de Ciências da Saúde, atuando no Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.

David dos Santos Calheiros, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNICSAL

Doutor e Mestre em Educação Especial, com formação na Universidade Federal de São Carlos. Licenciado em Educação Física, pela Universidade Federal de Alagoas e Bacharel em Terapia Ocupacional, pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. Docente do Mestrado Ensino na Saúde e Tecnologia da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.

Neiza de Lourdes Frederico Fumes, Universidade Federal de Alagoas

Professora titular da Universidade Federal de Alagoas, onde atua como docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação.  Também está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação Inclusiva da Unesp – Presidente Prudente/SP. Líder do Núcleo de Estudos e Extensão em Educação e Diversidade.

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Publicado
2024-04-02
Como Citar
Bonorandi Dounis, A., dos Santos Calheiros, D., & Frederico Fumes, N. de L. (2024). A PESQUISA COLABORATIVA COMO MEDIAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA REDE DE APOIO À INCLUSÃO ESCOLAR. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 29(58), 78-107. https://doi.org/10.55028/intermeio.v29i58.19892
Seção
Artigos - Dossiê