UM PROJETO COGNITIVO E CULTURAL PARA A MOBILIDADE ACADÊMICA

  • Linoel Leal Ordóñez

Resumen

A mobilidade acadêmica é um dos fenômenos mais representativos dentro das políticas de internacionalização do Ensino Superior, e nas quais países tanto da América quanto da Europa têm desprendido grande investimento financeiro. Embora o investimento para este fenômeno seja voltado para orçamento e língua, a mobilidade acadêmica tem ampliado os horizontes de aplicação, o qual oferece uma melhor perspectiva pra compreensão, inserindo neste caso assuntos de ordem cognitiva e cultural. Este trabalho apresenta um panorama geral sobre uma via cognitiva e cultural para melhor compreender o processo da mobilidade acadêmica, visando contribuir aos projetos de pesquisa macro que na atualidade são desenvolvidos em países da América como Brasil, México e Canadá. Metodologicamente esta proposta segue a via racionalista do conhecimento científico baseado numa análise em profundidade sobre a teoria e documentos mais representativos
e publicados sobre o fenômeno. Partes dos materiais analisados estão disponíveis em sites em linha como a rede Scielo e Redalyc (artigos). As contribuições finais se concentram no fato de que cognição e cultura do pessoal mobilizado são dois processos nucleares que vão além de políticas orçamentárias e da língua, podem contribuir como fonte de informação sobre o que o pessoal
mobilizado pensa, significa, constrói e experimenta o fenômeno da mobilidade acadêmica.

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Publicado
2019-12-09
Cómo citar
Ordóñez, L. L. (2019). UM PROJETO COGNITIVO E CULTURAL PARA A MOBILIDADE ACADÊMICA. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 25(50). Recuperado a partir de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/9436