O PAPEL DAS ESCOLAS ÉTNICA E NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA NA CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DE GERAÇÕES DE MIGRANTES JAPONESES EM DOURADOS - MS

  • Cristiane Yassuko Miazaki Imagava
  • Jacira Helena do Valle Pereira

Resumo

Este artigo apresenta dados de uma pesquisa que teve como objetivo compreender como o sentimento de pertencimento a um grupo étnico é construído nas gerações de migrantes, que vivenciaram, concomitantemente, os currículos das escolas étnica e nacional de Educação Básica. Sob esse ponto de vista, a gênese desse estudo foi o espaço escolar, que permeado por relações de conflitos e tensões, torna-se às vezes lócus de assimilação ou exclusão. Os resultados dos dados coletados possibilitaram compreender que no processo de inserção e convivência na sociedade de acolhimento, os sujeitos migrantes das segunda e terceira geração agregam novos elementos no processo de ressignificações de suas identidades; todavia esse processo é balizado pela família e pela escola.

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Biografia do Autor

Cristiane Yassuko Miazaki Imagava

Graduada em Pedagogia da UFGD

Jacira Helena do Valle Pereira

Professora do Departamento de Educação/CCHS, atua em cursos de graduação e pós-graduação na referida instituição. Doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, atualmente desenvolve projeto de pesquisa sobre a educação em áreas de fronteiras geográficas, focalizando as singularidades das cidades geminadas brasileiras.

Publicado
2016-11-11
Como Citar
Imagava, C. Y. M., & Pereira, J. H. do V. (2016). O PAPEL DAS ESCOLAS ÉTNICA E NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA NA CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DE GERAÇÕES DE MIGRANTES JAPONESES EM DOURADOS - MS. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 12(24). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2555