Metodologia de Pesquisa em Educação Matemática: éticas e políticas na inserção de novos sujeitos, cenários e conhecimentos

Palavras-chave: Educação Matemática. Experiência. Metodologias Qualitativas de Pesquisa. Formação de Professores de Matemática.

Resumo

O artigo discute as abordagens qualitativas de pesquisa em Educação Matemática, defendendo protocolo(s) fundado(s) na experiência que contemple(m) necessariamente uma discussão de natureza ética e política com a intenção de permitir que novos sujeitos, novos cenários e novos conhecimentos sejam agregados às investigações desse campo científico. A pesquisa sobre formação de professores que ensinam/ensinaram Matemática no Brasil ocorre, no texto, como justificativa para a afirmação de que a pluralidade de fontes e a variedade e variação de protocolos devem operar como faces essenciais dessa proposta metodológica que o artigo defende.

Biografia do Autor

Filipe Santos Fernandes, Universidade Federal de Minas Gerais.

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Rio Claro). Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Programa de Pós-Graduação em Educação: conhecimento e inclusão social (UFMG). Membro do Grupo de Pesquisa História Oral e Educação Matemática (GHOEM) e do Grupo inSURgir. E-mail: fernandes.fjf@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2964-3582

Antonio Vicente Marafioti Garnica, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Rio Claro). Professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação Matemática (UNESP/Rio Claro) e Educação para Ciência (UNESP/Bauru). Coordenador do Grupo de Pesquisa História Oral e Educação Matemática (GHOEM - www.ghoem.com). E-mail: vgarnica@fc.unesp.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0750-8483.

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Publicado
2021-04-05
Como Citar
FERNANDES, F. S.; GARNICA, A. V. M. Metodologia de Pesquisa em Educação Matemática: éticas e políticas na inserção de novos sujeitos, cenários e conhecimentos. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 34, p. 1-16, 5 abr. 2021.