PRORROGADO O PRAZO PARA O DOSSIÊ TEMÁTICO “LUTAS E RESISTÊNCIAS EM MICHEL FOUCAULT”

2022-05-29

O prazo para submissão de artigos referente ao dossiê temático “LUTAS E RESISTÊNCIAS EM MICHEL FOUCAULT” do periódico “Perspectivas em diálogo: revista de educação e sociedade” foi prorrogado até dia 30 de junho de 2022

Previsão de publicação: v. 9, n. 21, set./dez. 2022.

A ideia de propor um dossiê sobre “Lutas e Resistências em Michel Foucault”, considera, em primeiro lugar, a indiscutível relevância e atualidade de sua obra. Foucault é o filósofo que pensa o poder, o saber e o discurso, o filósofo da luta e da resistência, da biopolítica, que nos oferece caminhos possíveis a partir das ideias de liberdade, de contraconduta e do cuidado de si como formas de resistência, cujas contribuições, de forma multidisciplinar, se estendem para todas as áreas do conhecimento. O dossiê temático “Lutas e Resistências em Michel Foucault” espera receber trabalhos voltados para a pauta do pensamento inusitado deste autor que nos instiga e, ao mesmo tempo, desestabiliza. Em tempos sombrios, em meio a desolação causada pela pandemia do novo Coronavírus e pelo crescente retrocesso imposto às práticas culturais, políticas, econômicas e sociais, Foucault nos convida a pensar a realidade contemporânea, a relação entre discurso, política, ética, controle e burocracia de uma perspectiva crítica e com toda a potência revolucionária presente em sua obra.

Organizador/as do dossiê temático: Dra. Telma Romilda Duarte Vaz (UFMS), Dra. Tatiana Braz Ribeiral (UFMS) e Dr. Aldenor da Silva Ferreira (UFMS).