Programa de iniciação à docência (PIBID): contribuições para a formação docente e a compreensão da abordagem CTS

  • Rilary Aparecida Delabenetta Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Eduarda Maria Schneider Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Anderléia Sotoriva Damke Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Palavras-chave: Formação docente. PIBID. CTS. Iniciação à docência.

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar as percepções de professores recém-formados em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas sobre a experiência da participação no subprojeto PIBID/Biologia – UNIOESTE e o desenvolvimento das atividades realizadas a partir dos estudos sobre a abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). A metodologia, de natureza qualitativa, consistiu na aplicação de um questionário a seis alunos egressos do subprojeto. Após a aplicação, os dados constituídos foram analisados mediante a análise de conteúdo. Os resultados demonstraram a satisfação dos participantes em relação às expectativas e motivações quanto à vivência no programa, além das contribuições para a reafirmação da escolha profissional. A experiência no subprojeto ainda propiciou uma reflexão teórico-prática sobre a abordagem CTS na educação básica, considerando seus desafios e possibilidades.

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Publicado
2019-06-30
Como Citar
Delabenetta, R. A., Schneider, E. M., & Damke, A. S. (2019). Programa de iniciação à docência (PIBID): contribuições para a formação docente e a compreensão da abordagem CTS. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 6(11), 144-168. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/7463
Seção
Artigos de fluxo contínuo