Relato de experiência sobre uma aula-passeio ao Museu de Arqueologia de Itaipu com crianças com deficiência

  • José Carlos Vieira Junior CMPDI/UFF
  • Jianete Silva Rodrigues de Carvalho Pereira CMPDI/UFF
  • Ruth Maria Mariani Braz Curso de Mestrado em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense (CMPDI/UFF).

Resumo

O processo de formação do ser humano vai muito além do espaço escolar. As aprendizagens estão principalmente nas relações interpessoais e nas vivências concretas e significativas desenvolvidas não só nos espaços da educação formal mas também em outros ambientes. Nossas investigações sugerem que é necessário extrapolar os muros da escola e possibilitar aos alunos múltiplas vivências. Os museus são fontes inesgotáveis de informações. Este estudo buscou analisar as experiências de uma aula-passeio no Museu de Arqueologia de Itaipu desenvolvida com alunos da Escola Especial Crescer. Esta escola é voltada para o atendimento especializado de pessoas com deficiência. Esta aula-passeio possibilitou a realização de uma experiência diferenciada, explorando os diferentes sentidos e proporcionando uma vivência prazerosa de interação com as pessoas e o meio ambiente. Através desta aula-passeio foi possível realizar uma vivência em torno da valorização de um patrimônio histórico e cultural local, incluindo as questões da sustentabilidade e da inclusão. Através de entrevistas com as professoras notamos a importância da experiência fora do espaço escolar. Através dela foi possível caminhar pelo processo de ensino e aprendizagem de uma forma prazerosa, aguçando os sentidos dos alunos e alunas da escola. 

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Biografia do Autor

José Carlos Vieira Junior, CMPDI/UFF
Professor de Educação Física com ampla experiência e formação. Concluiu o Curso de Licenciatura em Educação Física na Universidade Federal Fluminense no ano de 2011. Teve acréscimo a sua formação com a conclusão do Programa de Residência Docente no Colégio Pedro II (Pós Graduação). Mestrando do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense.
Jianete Silva Rodrigues de Carvalho Pereira, CMPDI/UFF
Competente para lecionar na educação infantil, nas series iniciais do ensino fundamental,no atendimento educacional especializado (AEE) e nas matérias pedagógicas do curso pedagógico de nível médio; na gestão educacional em diferentes níveis; na organização; coordenação, execução, produção de matérias e avaliação de projetos, Mestranda em diversidade e Inclusão da Universidade FederalFluminense.

 

Ruth Maria Mariani Braz, Curso de Mestrado em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense (CMPDI/UFF).
Doutora em Ciências e Biotecnologia pela Universidade Federal Fluminense. Especialização Lato Sensu em Educação Física Especial na Área de Deficiência Mental (Universidade Castelo Branco). Tenho a graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro . Sou professor docente I - Secretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro, atualmente leciono no Mestrado Profissional de Diversidade e Inclusão como professor convidado. Atuei como coordenadora executiva do projeto Internacional Spreed The Sign no Brasil. Desenvolvo pesquisas ligados à Educação Inclusiva, tecnologia assisitvas, confecção de materiais adaptados com o intuito de auxiliar os alunos com necessidades educacionais especiais nas classes regulares de ensino, filosofia esta que defendo e é adotada atualmente nas instituições na qual trabalho. Coordeno o projeto Galileu Galilei, Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de docentes, políticas publicas, diversidade, sensibilização, adaptação de materiais e brincar.

Referências

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GADOTTI, Moacir. Educação integral no Brasil: inovações em processo. Produção de terceiros sobre Paulo Freire; Série Livros, 2009.

IBRAM, Instituto Brasileiro de Museus. Museu de Arqueologia de Itaipu. MuseusBr: rede nacional de identificação dos museus. Disponível em: http://museus.cultura.gov.br/espaco/6096.d. Acesso em: 27 ago. 2019.

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SAMPAIO, Rosa Maria Whitaker. Freinet: evolução histórica e atualidades. 2. ed. São Paulo: Scipione, 1994.

VIEIRA, Elaine; VOLQUIND, Lea. Oficinas de ensino: O quê? Por quê? Como? 4. ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2002.

Publicado
2019-12-27
Como Citar
Vieira Junior, J. C., de Carvalho Pereira, J. S. R., & Mariani Braz, R. M. (2019). Relato de experiência sobre uma aula-passeio ao Museu de Arqueologia de Itaipu com crianças com deficiência. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 6(13), 238-250. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/8040
Seção
Artigos de fluxo contínuo