Relato de experiência sobre uma aula-passeio ao Museu de Arqueologia de Itaipu com crianças com deficiência
Resumo
O processo de formação do ser humano vai muito além do espaço escolar. As aprendizagens estão principalmente nas relações interpessoais e nas vivências concretas e significativas desenvolvidas não só nos espaços da educação formal mas também em outros ambientes. Nossas investigações sugerem que é necessário extrapolar os muros da escola e possibilitar aos alunos múltiplas vivências. Os museus são fontes inesgotáveis de informações. Este estudo buscou analisar as experiências de uma aula-passeio no Museu de Arqueologia de Itaipu desenvolvida com alunos da Escola Especial Crescer. Esta escola é voltada para o atendimento especializado de pessoas com deficiência. Esta aula-passeio possibilitou a realização de uma experiência diferenciada, explorando os diferentes sentidos e proporcionando uma vivência prazerosa de interação com as pessoas e o meio ambiente. Através desta aula-passeio foi possível realizar uma vivência em torno da valorização de um patrimônio histórico e cultural local, incluindo as questões da sustentabilidade e da inclusão. Através de entrevistas com as professoras notamos a importância da experiência fora do espaço escolar. Através dela foi possível caminhar pelo processo de ensino e aprendizagem de uma forma prazerosa, aguçando os sentidos dos alunos e alunas da escola.
Downloads
Referências
EEC, Escola Especial Crescer. Ser diferente é tornar o mundo mais colorido. 2019. Disponível em: http://www.especialcrescer.com.br/index.html. Acesso em 27 ago. 2019.
FREINET, Celestin. As técnicas Freinet da escola moderna. Tradução de Silva Letra. 4. Ed. Lisboa Portugal: Estampa, 1975.170p.
GADOTTI, Moacir. A questão da educação formal/não-formal. Sion: Institut Internacional des Droits de 1º Enfant, 2005, 1-11.
GADOTTI, Moacir. Educação integral no Brasil: inovações em processo. Produção de terceiros sobre Paulo Freire; Série Livros, 2009.
IBRAM, Instituto Brasileiro de Museus. Museu de Arqueologia de Itaipu. MuseusBr: rede nacional de identificação dos museus. Disponível em: http://museus.cultura.gov.br/espaco/6096.d. Acesso em: 27 ago. 2019.
SAMPAIO, Rosa Maria Whitaker. A aula-passeio transformando-se em aula de descobertas. Pedagogia Freinet: Teoria e prática. Campinas, SP: Papirus, p. 179-193, 1996.
SAMPAIO, Rosa Maria Whitaker. Freinet: evolução histórica e atualidades. 2. ed. São Paulo: Scipione, 1994.
VIEIRA, Elaine; VOLQUIND, Lea. Oficinas de ensino: O quê? Por quê? Como? 4. ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2002.