O brincar digital e o uso das tecnologias na saúde das crianças

  • Estela Rossetti Teixeira Silva UNICESUMAR
  • Flavio Bortolozzi UNICESUMAR
  • Rute Grossi Milani UNICESUMAR
Palavras-chave: Promoção da saúde. Brincar digital. Percepção dos pais. Saúde da criança. Tecnologias digitais.

Resumo

Este estudo teve como objetivo conhecer a percepção dos pais sobre o brincar digital no cotidiano dos filhos. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário a fim de promover o mapeamento do cotidiano das crianças e suas famílias e o uso lúdico das tecnologias digitais. Como resultados, temos que a maior parte dos entrevistados apontou o celular/Smartphone como a tecnologia com as quais a criança costuma brincar/jogar. O número de prejuízos foi superior ao de vantagens, entretanto, a maioria dos pais acreditam que é benéfico o uso das tecnologias para o desenvolvimento de habilidades relacionadas a cognição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Estela Rossetti Teixeira Silva, UNICESUMAR

Possui graduação em Psicologia (UNICESUMAR) . Especialista em Terapia Comportamental e Análise do Comportamento pelo Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento (ITCR). Pós-graduanda em Gestão Estratégica de Pessoas (UNICESUMAR). Mestre em Promoção da Saúde na Linha de Pesquisa - Educação e Tecnologias na Promoção da Saúde (UNICESUMAR) - Bolsista PROSUP/CAPES. Trabalhou como Supervisora Pedagógica (UNICESUMAR). Professora no SENAI. Tem experiência na área da Docência, Educação, Educação Especial e Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do comportamento, psicologia da saúde, educação e saúde, terapia analítico-comportamental.

Flavio Bortolozzi, UNICESUMAR
Graduado em Matemática em 1976 e em Engenharia Civil em 1981 pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Doutorado em Engenharia de Computação pela Université de Technologie de Compiègne - França em 1991. 

Aposentado pela UTFPr. Foi Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação e Decano do CCET da PUCPR. Foi: Diretor Geral das Faculdades OPET; Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação e Extensão e professor do UniCesumar; Diretor do Centro de Ciências Exatas, Tecnológicas e Agrárias do CESUMAR; bolsista de produtividade CNPq por 15 anos; Membro do Conselho Curador da FUNADESP; Vice-Presidente do FOPROP; Presidente na Regional sul do FOPROP; Presidente do CPPG. Foi também consultor: do MEC - INEP; CNPQ - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e da CAPES, entre outras atividades. Atualmente é: pesquisador colaborador no PPGIA-PUCPR; diretor da BDF Consultoria Científica e Educacional; pesquisador do Instituto de Cesumar de Ciências, Tecnológicas e Inovação - ICETI; colaborador da Association for Computing Machinery - ACM; colaborador do Institute of Electrical and Electronics Engineers - IEEE; coordenador e professor do Mestrado em Gestão do Conhecimento nas Organizações no UniCesumar; Professor do Mestrado em Promoção da Saúde no UniCesumar e em 2015 foi professor visitante Sênior no PPGIA/PUCPR. Possui experiência em pesquisas nas áreas de: Computer Vision; Document Analysis; Pattern Recognition; Medical Images; Educational Technologies; Health Technologies; Health Promotion and Knowledge Management.

 
Rute Grossi Milani, UNICESUMAR
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (1994), mestrado e doutorado em Medicina (Saúde Mental - Conceito CAPES 7) pela Universidade de São Paulo (2006). Especialista em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Maringá. Atua como Professora Titular, Supervisora Clínica e Docente dos Programas de Mestrado em Promoção da Saúde e Tecnologias Limpas da Unicesumar. Bolsista do Programa Produtividade em Pesquisa do ICETI Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação. Coordena o Grupo de Pesquisas em Saúde Mental e Contextos Socioambientais de Desenvolvimento no Ciclo da Vida Cesumar/CNPq, e o LAPPISS - Laboratório de Pesquisas e Práticas Interdisciplinares em Promoção da Saúde, Subjetividades e Cuidado Socioambiental. Editora Chefe da Revista Cesumar - Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Membro do Comitê Permanente de Ética em Pesquisa do Cesumar. Membro GT de Psicologia Ambiental da ANPEPP - Associação de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia.Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em avaliação e intervenção psicológica, e desenvolve pesquisas em saúde mental, promoção da saúde e psicologia ambiental. Psicóloga Clínica - Área Psicanalítica. Coordena o Curso de Pós-Graduação Latu Sensu em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica/Unicesumar, desde 2009. Coordena a Comissão de Psicologia Clínica do CRP 08-Subsede Maringá.

Referências

BECKER, B. Infância, tecnologia e ludicidade: a visão das crianças sobre as apropriações criativas das tecnologias digitais e o estabelecimento de uma cultura lúdica contemporânea. (Tese de Doutorado em Psicologia), Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, 2017.

BECKER, B. L. Brincando na web: atividades lúdicas desenvolvidas por crianças de cinco a 12 anos na internet. (Dissertação de Mestrado em Psicologia), Universidade Federal da Bahia/UFBA, Salvador, BA, 2013.

BURKE, A.; MARSH, J. Children’s virtual play worlds: culture, learning, and participation. New York, New York, Peter Lang, 2013.

CGI.BR., Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br. TIC Kids Online Brasil 2014. Coord. Alexandre F. Barbosa, São Paulo, 2014.

CORREA, A. M. G., PEREIRA, A. D., BACKES, D. S., FERREIRA, C. L. L., SIGNOR, E., OBEM, M. K. Percepção de pais acerca do impacto de tecnologias no viver saudável dos seus filhos. Cogitare Enfermagem, v. 20, n. 4, p. 805-812, 2015.

EGUIA-GOMEZ, J. L; CONTRERAS-ESPINOSA, R. S.; SOLANO-ALBAJES, L. Os games digitais como um recurso cognitivo para o ensino da história da Catalunha: um estudo de caso. Revista do Curso de Letras da UNIABEU, v. 3, n. 2, p. 120-133, 2012.

FRIEDMANN, A. O brincar no cotidiano da criança. São Paulo, Moderna, 2006.

HSIN, C.; LI, M.; TSAI, C. The influence of young children's use of technology on their learning: a review. Educational Technology & Society, v. 17, n. 4, p. 85-99, 2014.

LEMOS, A. Cibercultura, tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2004.

PAIVA, N. M. N.; COSTA, J. S. A influência da tecnologia na infância: desenvolvimento ou ameaça? Psicologia. Pt- O Portal dos Psicólogos, p. 1-13, 2015. Disponível em: http://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0839.pdf Acesso em: 20 ago. 2019.

RADESKY, J. S.; CHRISTAKIS, D. A. Implications for early childhood development and behavior. Pediatric Clinics of North America, v. 63, n. 5, p. 827-239, 2016.

RAVASIO, M. H.; FUHR, A. P. O. Infância e tecnologia: aproximações e diálogos. Educação Temática Digital, v. 15, n. 2, p. 220-229, 2013.

ROSADO, J. R. História do Jogo e o game na aprendizagem. II Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação: Construindo Novas Trilhas. Anais... Salvador, UFBA, 2006. Disponível em: http://www.comunidadesvirtuais.pro.br/seminario2/trabalhos/janaina.pdf. Acesso em: 10 abr. 2019.

SHARKINS, K. A.; NEWTON, A. B.; ALBAIZ, N. E. A.; ERNEST, J. M. Preschool children’s exposure to media, technology, and screen time: Perspectives of caregivers from three early childcare settings. Early Childhood Education Journal, v. 44, n. 5, p. 437-444, 2015.

VANDEWATER, E. A.; RIDEOUT, V. J.; WARTELA, E. A.; HUANG, X.; LEE, J. H.; SHIM, M. Digital childhood: electronic media use among infants, toddlers, and preschoolers. Pediatrics, v. 119, n. 5, p. 1006-1015, 2007. Disponível em: http://pediatrics.aappublications.org/content/119/5/e1006. Acesso em: 10 abr. 2019.

VITTRUP, B.; SNIDER, S.; ROSE, K. K.; RIPPY, J. Parental perceptions of the role of media and technology in their young children’s lives. Journal of Early Childhood Research, v. 14, n. 1, p. 44-54, 2014.

VYGOTSKY, L. S. A formação social de mente. São Paulo, Martins Fontes, 2011.

YAN, Z. Child and adolescent use of mobile phones: an unparalleled complex developmental phenomenon. Child Development, v. 89, n. 1, p. 5-16, 2018.

Publicado
2019-12-27
Como Citar
Teixeira Silva, E. R., Bortolozzi, F., & Milani, R. G. (2019). O brincar digital e o uso das tecnologias na saúde das crianças. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 6(13), 125-138. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/8085
Seção
Artigos de fluxo contínuo