O brincar digital e o uso das tecnologias na saúde das crianças
Abstract
Este estudo teve como objetivo conhecer a percepção dos pais sobre o brincar digital no cotidiano dos filhos. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário a fim de promover o mapeamento do cotidiano das crianças e suas famílias e o uso lúdico das tecnologias digitais. Como resultados, temos que a maior parte dos entrevistados apontou o celular/Smartphone como a tecnologia com as quais a criança costuma brincar/jogar. O número de prejuízos foi superior ao de vantagens, entretanto, a maioria dos pais acreditam que é benéfico o uso das tecnologias para o desenvolvimento de habilidades relacionadas a cognição.
Downloads
References
BECKER, B. Infância, tecnologia e ludicidade: a visão das crianças sobre as apropriações criativas das tecnologias digitais e o estabelecimento de uma cultura lúdica contemporânea. (Tese de Doutorado em Psicologia), Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, 2017.
BECKER, B. L. Brincando na web: atividades lúdicas desenvolvidas por crianças de cinco a 12 anos na internet. (Dissertação de Mestrado em Psicologia), Universidade Federal da Bahia/UFBA, Salvador, BA, 2013.
BURKE, A.; MARSH, J. Children’s virtual play worlds: culture, learning, and participation. New York, New York, Peter Lang, 2013.
CGI.BR., Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br. TIC Kids Online Brasil 2014. Coord. Alexandre F. Barbosa, São Paulo, 2014.
CORREA, A. M. G., PEREIRA, A. D., BACKES, D. S., FERREIRA, C. L. L., SIGNOR, E., OBEM, M. K. Percepção de pais acerca do impacto de tecnologias no viver saudável dos seus filhos. Cogitare Enfermagem, v. 20, n. 4, p. 805-812, 2015.
EGUIA-GOMEZ, J. L; CONTRERAS-ESPINOSA, R. S.; SOLANO-ALBAJES, L. Os games digitais como um recurso cognitivo para o ensino da história da Catalunha: um estudo de caso. Revista do Curso de Letras da UNIABEU, v. 3, n. 2, p. 120-133, 2012.
FRIEDMANN, A. O brincar no cotidiano da criança. São Paulo, Moderna, 2006.
HSIN, C.; LI, M.; TSAI, C. The influence of young children's use of technology on their learning: a review. Educational Technology & Society, v. 17, n. 4, p. 85-99, 2014.
LEMOS, A. Cibercultura, tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2004.
PAIVA, N. M. N.; COSTA, J. S. A influência da tecnologia na infância: desenvolvimento ou ameaça? Psicologia. Pt- O Portal dos Psicólogos, p. 1-13, 2015. Disponível em: http://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0839.pdf Acesso em: 20 ago. 2019.
RADESKY, J. S.; CHRISTAKIS, D. A. Implications for early childhood development and behavior. Pediatric Clinics of North America, v. 63, n. 5, p. 827-239, 2016.
RAVASIO, M. H.; FUHR, A. P. O. Infância e tecnologia: aproximações e diálogos. Educação Temática Digital, v. 15, n. 2, p. 220-229, 2013.
ROSADO, J. R. História do Jogo e o game na aprendizagem. II Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação: Construindo Novas Trilhas. Anais... Salvador, UFBA, 2006. Disponível em: http://www.comunidadesvirtuais.pro.br/seminario2/trabalhos/janaina.pdf. Acesso em: 10 abr. 2019.
SHARKINS, K. A.; NEWTON, A. B.; ALBAIZ, N. E. A.; ERNEST, J. M. Preschool children’s exposure to media, technology, and screen time: Perspectives of caregivers from three early childcare settings. Early Childhood Education Journal, v. 44, n. 5, p. 437-444, 2015.
VANDEWATER, E. A.; RIDEOUT, V. J.; WARTELA, E. A.; HUANG, X.; LEE, J. H.; SHIM, M. Digital childhood: electronic media use among infants, toddlers, and preschoolers. Pediatrics, v. 119, n. 5, p. 1006-1015, 2007. Disponível em: http://pediatrics.aappublications.org/content/119/5/e1006. Acesso em: 10 abr. 2019.
VITTRUP, B.; SNIDER, S.; ROSE, K. K.; RIPPY, J. Parental perceptions of the role of media and technology in their young children’s lives. Journal of Early Childhood Research, v. 14, n. 1, p. 44-54, 2014.
VYGOTSKY, L. S. A formação social de mente. São Paulo, Martins Fontes, 2011.
YAN, Z. Child and adolescent use of mobile phones: an unparalleled complex developmental phenomenon. Child Development, v. 89, n. 1, p. 5-16, 2018.