Educação Inclusiva, Avaliação Educacional e Preconceito: contribuições da Teoria Crítica da Sociedade

  • Ricardo Casco

Resumo

O artigo apresenta as contribuições da teoria crítica da sociedade para analisar aspectos concernentes às relações entre avaliação educacional e educação inclusiva, apresentando alguns dados coletados em pesquisas do Laboratório de Estudos sobre o Preconceito do IPUSP. A análise dos dados coligidos numa das escolas pesquisadas permite problematizar algumas das reflexões feitas por Adorno sobre a educação: as expressões da racionalidade tecnológica nos processos educacionais, a formação da dupla hierarquia e a presença da competição. No que tange à avaliação encontramos a perpetuação destes processos mesmo em escolas interessadas em promover a educação inclusiva, o que contribui para a formação de atitudes preconceituosas contra alunos considerados diferentes relacionando-os a figuras de fragilidade. A educação inclusiva é um avanço, porém, é fundamental que a escola possa refletir sobre suas práticas a fim de avaliar se cumpre os objetivos que propõe. Assim, as investigações sobre a racionalidade dos ideais subjacentes às práticas escolares são importantes para a compreensão de como se constituem os processos formativos atuantes na sociedade e aqueles que devem ser alterados em prol da felicidade dos indivíduos.

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Biografia do Autor

Ricardo Casco

Bolsista Pró-Doc no Departamento de Psicologia Social e do Trabalho. Instituto de Psicologia - Universidade de São Paulo

Publicado
2016-11-04
Como Citar
Casco, R. (2016). Educação Inclusiva, Avaliação Educacional e Preconceito: contribuições da Teoria Crítica da Sociedade. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 17(33). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2417