Educação Inclusiva, Avaliação Educacional e Preconceito: contribuições da Teoria Crítica da Sociedade
Resumo
O artigo apresenta as contribuições da teoria crítica da sociedade para analisar aspectos concernentes às relações entre avaliação educacional e educação inclusiva, apresentando alguns dados coletados em pesquisas do Laboratório de Estudos sobre o Preconceito do IPUSP. A análise dos dados coligidos numa das escolas pesquisadas permite problematizar algumas das reflexões feitas por Adorno sobre a educação: as expressões da racionalidade tecnológica nos processos educacionais, a formação da dupla hierarquia e a presença da competição. No que tange à avaliação encontramos a perpetuação destes processos mesmo em escolas interessadas em promover a educação inclusiva, o que contribui para a formação de atitudes preconceituosas contra alunos considerados diferentes relacionando-os a figuras de fragilidade. A educação inclusiva é um avanço, porém, é fundamental que a escola possa refletir sobre suas práticas a fim de avaliar se cumpre os objetivos que propõe. Assim, as investigações sobre a racionalidade dos ideais subjacentes às práticas escolares são importantes para a compreensão de como se constituem os processos formativos atuantes na sociedade e aqueles que devem ser alterados em prol da felicidade dos indivíduos.