CURRÍCULOS POR MÓDULOS E FORMAÇÃO PARA A COMPETÊNCIA: LIMITES DA EXPERIÊNCIA FORMATIVA

  • Giseli Novelli

Resumen

Este estudo versa sobre a organização do currículo por módulos proposta como forma de organização dos cursos profissionais técnicos de ensino médio e que se fundamenta no conceito de competências. O objetivo desse artigo é apresentar os resultados de pesquisa teórica realizada nos textos dos principais representantes da Teoria Crítica – Horkheimer, Adorno, Marcuse - que investigaram as possibilidades de formação do homem e da experiência formativa na sociedade industrial. Sociedade que administra os tempos, os espaços institucionais e as experiências de cada indivíduo ou grupo social e estabelece padrões de racionalidade, de eficiência, que permeiam as políticas sociais, a cultura e a própria organização da escola. A formação de competências, por meio da organização de currículos por módulos, foi inserida em um momento de inovações nos processos de produção e apresenta como objetivo a adequação das propostas de organização curricular da escola às demandas da sociedade industrial.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Giseli Novelli

Mestre em História e Filosofia da Educação e Doutora em Educação: História, Política, Sociedade, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora da Universidade Ibirapuera.

Publicado
2016-11-08
Cómo citar
Novelli, G. (2016). CURRÍCULOS POR MÓDULOS E FORMAÇÃO PARA A COMPETÊNCIA: LIMITES DA EXPERIÊNCIA FORMATIVA. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 14(28). Recuperado a partir de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2493