FONTES E ARQUIVOS NA PESQUISA HISTÓRICO-EDUCACIONAL

  • Maria Teresa Penteado Cartolano

Resumo

Este artigo faz uma reflexão sobre a história enquanto processo permanente de construção do real e a preservação da sua memória registrada em documentos depositada e organizada em arquivos oficial ou particular. Os registros documentais, as fontes históricas, constituem marcas de um tempo histórico e como tais, são evidências que devem ser desveladas pelo trabalho da investigação histórica, de modo a contribuírem para o conhecimento dos determinantes da realidade dada. Mas os dados não falam por si, precisam ser interrogados pelo pesquisador a partir da sociedade que os produziu.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Teresa Penteado Cartolano

Profª doutora pela Universidade Estadual de Campinas, SP; profª aposentada da Faculdade de Educação da mesma Universidade; profª do Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação - da Universidade do Contestado, SC.

Publicado
2016-11-18
Como Citar
Cartolano, M. T. P. (2016). FONTES E ARQUIVOS NA PESQUISA HISTÓRICO-EDUCACIONAL. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 8(16). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2611