EDUCAÇÃO FÍSICA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

TEXTOS/DOCUMENTOS CURRICULARES LOCAIS PÓS BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2017)

Palavras-chave: Curriculo, Textos/Documentos, Educação física, Ensino fundamental

Resumo

Este trabalho apresenta parte de pesquisa de doutorado, finalizada no ano de 2020, que analisou textos/documentos curriculares (TDC) prescritos, conhecidos como parâmetros, orientações, diretrizes, referenciais, programas e/ou planos, produzidos por redes de ensino estaduais e/ou municipais. Tal pesquisa tomou como objetos e fontes os TDC de Educação Física (EF) destinados aos anos finais do Ensino Fundamental, e produzidos por redes estaduais de ensino da região Centro-Oeste do Brasil, isto é, Goiás (GO), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS) e o Distrito Federal (DF), em período posterior a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). Neste contexto, e nos limites aqui impostos, questionamos os TDC das redes estaduais de ensino de GO e MT como prática de significados distintos e multirreferenciados, concebidos a partir da publicação da BNCC (2017) amparada em processo específico para a EF. Processo este, admitido por uma lógica de construção de discursos, que cruzam as áreas da biologia e das ciências humanas e sociais, que acaba por compor o campo, os habitus e as estratégias assumidas pelas comunidades disciplinares, nestas redes, retratando a produção científica da/na área da EF.

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Biografia do Autor

Christiane Caetano Martins Fernandes, Secretaria Municipal de Educação

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente desenvolve Estágio Pós-doutoral no mesmo Programa. Professora do quadro efetivo da Prefeitura Municipal de Campo Grande – MS. E-mail: christianecmfernandes@gmail.com.

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Publicado
2023-03-15
Como Citar
Caetano Martins Fernandes, C. (2023). EDUCAÇÃO FÍSICA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 28(56), 44-60. https://doi.org/10.55028/intermeio.v28i56.18207