Instrução Primária nas Colônias Agrícolas da Amazônia na Segunda Metade do Século XIX

  • Vitor Sousa Cunha Nery
  • Maria do Perpétuo Socorro Comes de Souza Avel França Universidade do Estado do Pará-UEPA

Resumen

O presente estudo tem como objetivo analisar a instrução primária nas colônias agrícolas da Amazônia na segunda metade do século XIX, em especial na província do Pará. Para atingir tal propósito, tomamos como fontes principais de análise os relatórios dos presidentes da Província do Pará, Legislação educacional e jornais da época como “O Liberal” e a “A Constituição”. Uma das estratégias adotadas pelo governo provincial para disseminar a instrução pública, foi a criação de escolas agrícolas primárias, como por exemplo, a Escola Agrícola Rural D. Pedro II e as Escolas Primárias da Colônia Agrícola de Benevides. As colônias agrícolas na província do Pará tinham como propósito entre outros, o de abrigar os imigrantes estrangeiros e as populações que estavam dispersas no interior da província; o que constituía na superação de um dos principais problemas quanto à expansão da instrução pública aos mais longínquos lugares da Amazônia. Diante disso buscamos compreender a quem era destinada essa instrução primária agrícola? O que era ensinado nessas escolas? Entendemos que este estudo contribui para a escrita da história da educação na Amazônia, trazendo para discussão a instrução primária agrícola na província do Pará na segunda metade do século XIX. Acreditamos que este estudo fomentará outras pesquisas acerca da história da educação na Amazônia, sobre outros níveis de ensino, bem como outros períodos da instrução na província do Pará.

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Biografía del autor/a

Maria do Perpétuo Socorro Comes de Souza Avel França, Universidade do Estado do Pará-UEPA

Docente do Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará-UEPA.

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Publicado
2016-10-26
Cómo citar
Nery, V. S. C., & França, M. do P. S. C. de S. A. (2016). Instrução Primária nas Colônias Agrícolas da Amazônia na Segunda Metade do Século XIX. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 20(40). Recuperado a partir de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2316