A Disciplina Ensino Religioso no Currículo Escolar Brasileiro e sua Configuração nas Escolas Estaduais de Goiás

  • Tamiris Alves Muniz Rede Municipal de Catalão
  • Ana Maria Gonçalves Universidade Federal de Goiás/ Catalão

Resumen

O Ensino Religioso constituiu-se ao longo da história da educação brasileira como disciplina de oferta obrigatória e de matrícula facultativa nas escolas públicas. Considerando esses aspectos, buscamos analisar sua história enquanto disciplina escolar, sua permanência nos currículos escolares, as finalidades atribuídas, bem como as questões colocadas para o campo educacional, principalmente, no que se refere à relação religião/educação, Estado/Igrejas e o caráter laico do Estado brasileiro. Nesses termos, procuramos analisar, em especial, a história da disciplina Ensino Religioso entre os anos 1980 e 1990, quando ela é institucionalizada por meio da Constituição Federal e LDB, se revestindo de novos e velhos elementos, num processo de luta por sua consolidação no campo educacional. A pesquisa se ancora no referencial teórico-metodológico da História do Currículo e da História das Disciplinas Escolares e adota a perspectiva sócio-histórica de currículo. O texto focaliza inicialmente o que é currículo e como as disciplinas escolares são constituídas. Na sequência, apresenta uma análise da história do Ensino Religioso no currículo das escolas brasileiras e, conclui com uma exposição acerca de sua configuração em Goiás.

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Biografía del autor/a

Tamiris Alves Muniz, Rede Municipal de Catalão

Mestre em Educação, Professora da Rede Municipal de Catalão/GO

Ana Maria Gonçalves, Universidade Federal de Goiás/ Catalão

Doutora em Educação, Professora da Universidade Federal de Goiás/ Catalão

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Publicado
2016-10-26
Cómo citar
Muniz, T. A., & Gonçalves, A. M. (2016). A Disciplina Ensino Religioso no Currículo Escolar Brasileiro e sua Configuração nas Escolas Estaduais de Goiás. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 20(40). Recuperado a partir de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2317