Currículo Escolar e Educação Musical: Uma Análise das Possibilidades e Desafios para o Ensino de Música na Escola Brasileira na Contemporaneidade

  • Sergio Figueiredo

Resumen

Este texto apresenta aspectos da educação musical brasileira com o objetivo de refletir sobre as possibilidades e desafios para o ensino de música na escola. A partir da aprovação da lei 11769/08 a música passa a ser conteúdo curricular obrigatório na educação brasileira, o que implica a definição de projetos pedagógicos que envolvem a reorganização curricular e a inclusão da música como conteúdo. Tais ações representam desafios para a educação brasileira na medida em que diversos fatores ligados ao ensino das artes no currículo escolar precisam ser redimensionados para que, de fato, a música possa estar presente na escola brasileira acessível a todos os estudantes. O texto está construído a partir de elementos da legislação educacional e da literatura específica da área de educação musical, dialogando, analisando e refletindo sobre as possibilidades e os desafios para a efetiva implementação da lei 11769/08. Elementos da história da educação musical no Brasil indicam diversas perspectivas para o ensino da música em momentos distintos, incluindo a situação atual em termos da música no currículo escolar A ampliação do número de vagas para professores de música nos sistemas educacionais, assim como o compromisso com a educação básica por parte dos educadores musicais evidenciam-se como elementos essenciais para a implementação da lei.

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Publicado
2016-10-31
Cómo citar
Figueiredo, S. (2016). Currículo Escolar e Educação Musical: Uma Análise das Possibilidades e Desafios para o Ensino de Música na Escola Brasileira na Contemporaneidade. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 19(37). Recuperado a partir de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2360