Currículo e Escola como Objeto de Estudo: Panorama sobre a Produção Científica na Educação Especial

  • Geovana Mendonça Lunardi Mendes

Resumen

Este texto apresenta discussão sobre a produção científica do Grupo de Trabalho (GT) em Educação Especial da Anped-Sul, objetivando encontrar tendências, focos e ambivalências, a partir de duas ressalvas, duas problematizações e, por fim, algumas impertinências. Nesse contexto, apresenta um caminho metodológico e analítico pouco usual que, está expresso na organização do texto. As análises sobre produção científica das áreas acadêmicas têm sido um recorrente esforço realizado pelos pesquisadores. Além do óbvio estado da arte, dialogar com a produção dos seus pares possibilita conhecer os focos temáticos e os flancos ainda a serem cobertos e, em certa medida, traçar panoramas que possam auxiliar em novas trajetórias.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Geovana Mendonça Lunardi Mendes

Programa de Pós-graduação em Educação (UDESC)

Citas

AFONSO, Almerindo. Discursos sobre a escola enquanto organização curricularizada. In: IX Colóquio sobre questões curriculares, V Colóquio Luso Brasileiro – Debater o currículo e seus campos políticas, fundamentos e práticas. 2010, Porto. Anais. Porto: CIIE, 2010.

BAPTISTA, C. R. As Políticas de Educação Especial: Região Sul. In: BUENO, J. G.; FERREIRA, J.R. (orgs.) Políticas Regionais de Educação Especial no Brasil. Texto apresentado na 26 reunião da Anped, Caxambu, 2003.

BÉGAUDEAU, François. Entre os muros da escola. São Paulo: Martins, 2009.

FORQUIN, Jean Claude. Escola e cultura. Porto Alegre: Artes médicas, 1993.

GOODSON, Ivor. As políticas de currículo e de escolarização. Rio de janeiro: Vozes, 2008.

HAMILTON, David. Notas de Lugar Nenhum: sobre os primórdios da escolarização moderna. Revista Brasileira de História da Educação, Rio de Janeiro, n. 1, p. 45-71, jan./jun. 2000.

______. Sobre as Origens dos Termos Classe e Currículo. Teoria e Educação, n. 6, Porto Alegre, 1992.

LOPES, Alice Casimiro. Porque somos tão disciplinares? In: Educação Temática Digital, Campinas, v.9, n. esp. p. 201-212, out. 2008

LUNARDI-MENDES, Geovana M. Nas trilhas da exclusão: as práticas curriculares no atendimento as diferenças dos alunos. 2005. 270f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.

_____; BUENO, José Geraldo. SANTOS, Roseli Albino (org). Deficiência e escolarização novas perspectivas de análise. Araraquara(SP): Junqueira&Marin, 2008.

LUNARDI-MENDES, Geovana M. & SILVA, Maria Cristina da Rosa Fonseca. Educação, arte e inclusão: trajetórias de pesquisa. Florianópolis: UDESC, 2009.

MACEDO, Elizabeth Fernandes de. Currículo e Diferença no Contexto Global. Comunicação apresentada no painel Currículo e Cultura. In: XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino: trajetórias e processos de ensinar e aprender; lugares, memórias e culturas. Porto Alegre, 2008. Caderno de resumos. Porto Alegre: 2008.

MOREIRA, Antônio Flavio Barbosa; MACEDO, Elizabeth Fernandes de. Currículo, identidade e diferença. In: _____(orgs.). Currículo, Práticas Pedagógicas e Identidades. Porto: Porto, 2002. p. 11-34.

________________________________. Currículos e programas no Brasil. São Paulo: Papirus, 1990.

PENAC, Daniel. Mágoas da escola. Porto: Porto, 2009.

PEREZ GÓMES, A. A cultura escolar na sociedade neoliberal. Porto Alegre: Artmed, 2001.

_____. La cultura escolar en la sociedad neoliberal. Madrid: Morato, 1998, p. 11-18.

SAMPAIO, Maria das Mêrces Ferreira. Um gosto amargo de escola. São Paulo: Educ, 1998.

SOSSAI, Fernando Cesar. A um play do passado? Ensino de História e “novas tecnologias educacionais”. 2009. 130f. Dissertação (Mestrado em Educação). Orientadora: Geovana Mendonça Lunardi Mendes. Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, 2009.

_____; LUNARDI-MENDES, Geovana M.; PACHECO, J. A. Currículo e novas tecnologias em tempos de globalização. Perspectiva (UFSC), 2009.

TAYLOR, Frederic. Princípios de Administração Científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 1987.

TYLER, Ralph. Princípios Básicos de Currículo e Ensino. 3. ed. Porto Alegre: Globo, 1976.

TYACK, D y CUBAN, L. En busca de la utopia. Un siglo de reformas en las escuelas públicas. México: Fondo de Cultura Econômica., 2001.

Young, Michael. Para que servem as escolas? Educação e Sociedade, Rio de janeiro,vol. 28, n. 1001, p. 1279-1282, set/dez.2007.

VEIGA-NETO, Alfredo. Currículo e Interdisciplinaridade. In: MOREIRA, Antonio Flávio B. (org.). Currículo: questões atuais. 3. ed. Campinas: Papirus, 1999. p. 59-102.

_____; MACEDO, Elizabeth Fernandes de. Estudos Curriculares: como lidamos com os conceitos de moderno e pós-moderno? In: 30ª Reunião Anual da ANPED. Caxambu, MG, out. 2007. Anais. Caxambu, 2007.

_____. Crise da Modernidade e inovações curriculares: da disciplina para o controle. In: Eliane peres et al.. (org.). Trajetórias e processos de ensinar e aprender: sujeitos, currículos e culturas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. p. 35-58.

VINAO FRAGO, Antonio. Por una historia de la cultura escolar: enfoques, cuestiones, fuentes. III CONGRESSO DE LA ASOCIACIÓN DE HISTORIA CONTEMPORÁNEA, 1998, Valladolid. Culturas y civilizaciones. Valladolid: Secretariado de Publicaciones e Intercambio Científico, Universidad de Valladolid, 1998. p. 167 – 183.

Publicado
2016-11-01
Cómo citar
Mendes, G. M. L. (2016). Currículo e Escola como Objeto de Estudo: Panorama sobre a Produção Científica na Educação Especial. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 18(36). Recuperado a partir de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2378