A Propósito da Escola Primária Republicana: Percursos e desafios da pesquisa sobre Grupos Escolares em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (1970-2010)

  • Maria do Carmo Brazil
  • Marcio Bogaz Trevizan

Resumen

Procuramos delinear o processo de construção dos estudos e questionamentos a respeito da implantação de instituições de ensino primário em Mato Grosso, com destaque para os Grupos Escolares. O desafio foi mostrar a expansão e o recuo dos domínios da pesquisa no campo da história da educação, mapear e discutir a produção acadêmica no que se refere às abordagens sobre a escola primária republicana em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, realizadas nos Programas de Pós Graduação e nas publicações em periódicos e anais de eventos. Nesses estudos foi possível avaliar o uso e os instrumentos que o historiador regional vem utilizando para construir a narrativa histórica, considerando a definição do espaço/tempo de investigações histórico-sociais das instituições, o tipo, a escolha e o trato das fontes concernentes à história da educação.

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Biografía del autor/a

Maria do Carmo Brazil

Docente Titular em História do Brasil Universidade Federal da Grande Dourados (FAED/ UFGD). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Linha de Pesquisa: História da educação, memória e sociedade) e do Programa de Pós-Graduação em História (Linha de Pesquisa: Movimentos Sociais e Instituições) da UFGD. Doutora em História Social pela FFLCH/ USP.

Marcio Bogaz Trevizan

Doutorando em Educação do Programa de Pós Graduação em Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Ligado à Linha de Pesquisa: Escola, Cultura e Disciplinas Escolares. Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/Linha de Pesquisa: História da educação, memória e sociedade).

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Publicado
2016-11-01
Cómo citar
Brazil, M. do C., & Trevizan, M. B. (2016). A Propósito da Escola Primária Republicana: Percursos e desafios da pesquisa sobre Grupos Escolares em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (1970-2010). InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 18(35). Recuperado a partir de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2387