História da educação escolar de mulheres negras: as políticas públicas que não vieram...

  • Giane Elisa Sales de Almeida

Resumen

O presente artigo é parte de um dos capítulos da dissertação realizada no programa de Pós Graduação da UFF - Universidade Federal Fluminense -, denominada “Entre Palavras e Silêncios: Memórias da Educação de Mulheres Negras em Juiz de Fora – 1950/1970.” O artigo procura abordar alguns aspectos relativos à história da educação de mulheres negras a partir da análise dos fragmentos de memória disponibilizados pelos sujeitos da investigação. Neste intento o artigo apresenta aspectos relativos à história da educação brasileira e como tais aspectos se relacionam à trajetória escolar de mulheres negras e às políticas públicas vigentes no período. Na tentativa de desenhar um perfil do que tenha sido a história educacional deste grupo, particularmente na cidade de Juiz de Fora, e em linhas gerais no Brasil, utilizou-se a história oral como metodologia para que fossem analisados aspectos relativos à cultura escolar e à democratização da escola pública no Brasil, bem como os modos como as políticas públicas voltadas à escolarização interferiram nas histórias de vida das mulheres negras. Além disso, o artigo relaciona as categorias raça e classe para o entendimento da fruição do direito à cidade e à escola pública como um importante equipamento urbano.

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Biografía del autor/a

Giane Elisa Sales de Almeida

Mestre em educação pela Universidade Federal Fluminense - UFF e Professora efetiva na Prefeitura de Juiz de Fora.

Publicado
2016-11-07
Cómo citar
Almeida, G. E. S. de. (2016). História da educação escolar de mulheres negras: as políticas públicas que não vieram. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 15(30). Recuperado a partir de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2465