O ano de 1983 na rede estadual de ensino de São Paulo: preparativos para implantação do ciclo básico e suas implicações

  • Ana Carolina Galvão Marsiglia
  • Newton Duarte

Resumen

O artigo analisa textos e documentos que, no ano de 1983, antecederam e preparam a implantação do Ciclo Básico na rede estadual de ensino de São Paulo. Essa análise é parte de uma pesquisa em andamento cujo objetivo mais amplo é a caracterização do processo de adoção, por um período que já atinge a marca de 25 anos, pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, do construtivismo como discurso pedagógico oficial. A análise documental da gestação do Ciclo Básico no ano de 1983 mostra que, de fato, já se faziam ali presentes elementos do discurso pedagógico que seriam amplamente difundidos nesses 25 anos e que contribuiriam de forma inequívoca para a configuração da escola pública paulista nos moldes preconizados pelas “pedagogias do aprender a aprender”.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Ana Carolina Galvão Marsiglia

Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Araraquara, Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar. Pedagoga e membro do Grupo de Pesquisa “Estudos Marxistas em Educação”.

Newton Duarte

Departamento de Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, campus de Araraquara. Bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq. Coordenador do Grupo de Pesquisa “Estudos Marxistas em Educação”. Doutor em Educação pela Unicamp; Livre-docente em psicologia da educação pela Unesp (Araraquara), Pós-doutorado pela Universidade de Toronto, Canadá.

Publicado
2016-11-08
Cómo citar
Marsiglia, A. C. G., & Duarte, N. (2016). O ano de 1983 na rede estadual de ensino de São Paulo: preparativos para implantação do ciclo básico e suas implicações. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 15(29). Recuperado a partir de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2473