A escolarização de jovens autores de atos infracionais

  • Joana D’Arc Teixeira
  • Elenice Maria Cammarosano Onofre

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que buscou compreender a
escolarização de um grupo de jovens, em medida judicial de privação de liberdade, bem como identificar as particularidades de suas trajetórias escolares, demarcadas pela escolarização tanto nos bancos escolares como em uma instituição de privação de liberdade. Os dados foram coletados por meio da inserção em uma unidade de privação de liberdade do Centro Sócio-educativo de Atendimento ao Adolescente Infrator - Fundação CASA - e entrevistas com adolescentes e funcionários. As análises e discussões dos dados coletados indicam que os adolescentes possuem trajetórias escolares marcadas por duas experiências distintas, uma de “exclusão” e outra marcada por uma inclusão imposta, nos preâmbulos do sistema sócioeducativo, que tem mais o propósito de punição do que re-educação e construção da cidadania.

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Biografia do Autor

Joana D’Arc Teixeira

Mestranda do Programa de Pós- Graduação em Educação - UFSCar

Elenice Maria Cammarosano Onofre

Professora do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFSCar

Publicado
2016-11-08
Como Citar
Teixeira, J. D., & Onofre, E. M. C. (2016). A escolarização de jovens autores de atos infracionais. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 15(29). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2478