Do Banquete Pagão ao Ágape Cristão Psicanálise e Educação

  • Marcia Simões Correa Neder Bacha

Resumen


Tomando a psicanálise (Laplanche, Bleichmar, Mezan, Mijolla, Kaës, Winnicott) como instrumento, um "estilo instruído de pesquisa" (Peter Gay), a autora se depara com essa peça fundamental do dispositivo educacional que é o mestre e sua paixão de formar, que faz dele sedutor e mestre-cuca. Identidade do professor que a tese adaptativa ofusca e, com ela, todo o potencial da arte de educar que os gregos souberam explorar com sua paidéia. Esta concepção conflita com o ideal da criança pura, fundado pela (e fundador da) educação moderna, adaptativa: o professor- libertino, que toma a educação como iniciação numa sensibilidade, vai no sentido oposto a neutralização afetiva visada por esse nosso ideal moderno da infância. Mas abre um campo extremamente fértil para os professores que hoje assistem sua impotencia crescer, passando das "dificuldades de aprendizagem" para a violencia, as drogas e as gangues cada vez mais precoces. Por ser fecundante, a arte de educar é também indispensável.

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Publicado
2016-11-23
Cómo citar
Bacha, M. S. C. N. (2016). Do Banquete Pagão ao Ágape Cristão Psicanálise e Educação. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 2(4). Recuperado a partir de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2690