Diálogos com Pierre Bourdieu e Passeron sobre o Sistema de Ensino e Suas (Im)Possibilidades

  • Edson Ferreira Alves

Resumen

Este artigo objetiva estimular reflexões a partir da concepção de sistema de ensino exposta por Bourdieu e Passeron em A Reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Os diálogos provocam a pensar uma nova realidade educacional a partir da consciência do papel da escola enquanto instrumento de dominação e propondo a atuação dos professores enquanto intelectuais coletivos.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Edson Ferreira Alves
Mestre em Educação pela UFG (2011). Professor da Secretaria Municipal de São Luís de Montes Belos (GO).

Citas

ALMEIDA, L. R. da S. Pierre Bourdieu: a transformação social no contexto de “A Reprodução”. Inter-Ação: Rev. Fac. Educ. UFG. Goiânia, n. 30, jan./jun. 2005, p.139-155.

BONNEWITZ, P. Primeiras lições sobre a sociologia de Pierre Bourdieu. [Trad. Lucy Magalhães]. Petrópolis: Vozes. 2003. p. 113-130.

BOURDIEU, P.; PASSERON, J. A Reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. [Trad. Reynaldo Bairão]. Rio de Janeiro: Francisco Alves Editora S/A, 1975. (Série Educação em Questão).

BOURDIEU, P. Contrafogos: táticas para enfrentar a invasão neoliberal. [Trad. Lucy Magalhães]. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.

______. Lições de Aula. 2. ed. São Paulo: Ática, 1994. (Série Temas, v. 8 Sociologia).

______. O novo capital. In: Razões Práticas: sobre a teoria da ação. [Trad. Mariza Corrêa]. 3. ed. Campinas, SP: Papirus, 1996. p. 35-52.

CATANI, A. M. Algumas lições da aula inaugural de Pierre Bourdieu. In: CATANI. A. M.; MARTINEZ, P. H. (Org.). Sete ensaios sobre o Collège de France. São Paulo: Cortez, 1999, p. 89-103.

CUNHA, L. A. A simbólica violência da teoria. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 43, nov. 1982. p.55-57.

DURAND, J. C. Torcidas de nariz a Bourdieu e Passeron. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 43, nov. 1982. p.52-54.

MARTINS, C. B. Estrutura e ator: a teoria da prática em Bourdieu. Educação & Sociedade. São Paulo, n.27, set./dez. 1987, p. 33-46.

MICELLI, S. A força do sentido. In: BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. 5.ed. São Paulo: Perspectiva, 1999. p. VII-LXI.

NOGUEIRA, M. A.; CATANI, A. (Orgs.) Pierre Bourdieu. Escritos de Educação. 7.ed. Petrópolis: Vozes. 1998.

ORTIZ, R. A procura de uma sociologia da prática. In: Pierre Bourdieu. São Paulo: Ática, 1983, p. 7-36. (Col. Grandes Cientistas Sociais).

PETIT, V. As contradições de “A Reprodução”. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 43, nov. 1982. p.43-51.

PINTO, L. Pensar a prática: pressupostos e predisposições. In: PINTO, L. Pierre Bourdieu e a teoria do mundo social. [Trad. Luiz Alberto Monjardim]. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2000. p. 37-64.

Publicado
2017-04-12
Cómo citar
Alves, E. F. (2017). Diálogos com Pierre Bourdieu e Passeron sobre o Sistema de Ensino e Suas (Im)Possibilidades. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 22(42/44). Recuperado a partir de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/3375