EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA NA DITADURA CIVIL-MILITAR: COMPORTAMENTOS CIVILIZADOS

  • Tony Honorato
  • Daniele Cristina Frediani Gusmão

Resumen

No período da Ditadura Civil-Militar, a disciplina de Educação Moral e Cívica (EMC),
por meio de seus livros didáticos, veiculava controles a serem interiorizados como autocontroles pela nova geração. No presente artigo, objetivou analisar quais eram os comportamentos considerados civilizados divulgados pelos livros didáticos da disciplina de Educação Moral e Cívica. O referencial analítico consistiu nas teorias de Norbert Elias. Como resultado apresentamos saberes, deveres e figurações que procuraram difundir um forjado modelo de homem civilizado brasileiro para convívio na ‘boa’ sociedade.

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Publicado
2018-12-20
Cómo citar
Honorato, T., & Gusmão, D. C. F. (2018). EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA NA DITADURA CIVIL-MILITAR: COMPORTAMENTOS CIVILIZADOS. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 24(48). Recuperado a partir de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/7511