PERFIL DE PROFESSORES INICIANTES EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (UEMS), UNIDADE DE PARANAÍBA-MS

  • Thaís Regina Miranda Martins

Resumen

O tema abordado neste trabalho está voltado ao perfil de professores iniciantes egressos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Paranaíba-MS. A pesquisa tem como objetivo geral identificar quem são os professores iniciantes egressos do curso de Pedagogia desta unidade, delineando o perfil destes profissionais. Os objetivos específicos visam conhecer o cenário da pesquisa e a organização do curso, além das características sociais e culturais, formação acadêmica e situação profissional dos professores iniciantes. Os sujeitos da investigação são doze professores iniciantes que atuaram no ano de dois mil e quinze como docentes em escolas do município da cidade em questão. Como aporte teórico, amparou-se em Michael Huberman (1992) para definir professor iniciante. A metodologia utilizada tem enfoque qualitativo e utiliza como instrumento questionário semiestruturado. Alguns resultados indicaram que nenhuma das professoras havia lecionado antes de se formar, que a maioria estudou por mais tempo em escola pública, que escolheram a profissão por facilidade ao acesso, dentre outras constatações.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
2019-11-25
Cómo citar
Martins, T. R. M. (2019). PERFIL DE PROFESSORES INICIANTES EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (UEMS), UNIDADE DE PARANAÍBA-MS. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 25(49.1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/9349