ESTADO DA ARTE SOBRE A EDUCAÇÃO INTEGRAL EM REDES MUNICIPAIS DE ENSINO NO BRASIL (2007-2017)

  • Maria Lucivânia Souza dos Santos
  • Katharine Ninive Pinto Silva

Resumen

Este artigo tem como objetivo apresentar o estado da arte da produção científica brasileira na área da educação integral, especificamente relacionada às redes municipais de ensino, veiculada pela Catálogo de Teses e Dissertações e pelo Portal de Periódicos, ambos da CAPES/ MEC. Do universo de textos publicados no período de 2007 a 2017, encontramos 130 trabalhos referentes ao tema de interesse, sendo 15 teses, 89 dissertações e 26 artigos. Os textos selecionados foram categorizados considerando eixos temáticos predominantes, instituições de origem, identificação dos professores com maior número de orientações, autores mais citados e distribuição da produção cientifica por região, estado e por ano de publicação. Constatou-se que houve um crescimento significativo nas produções acadêmicas sobre a educação integral em redes municipais de ensino somente a partir do ano de 2013, com uma maior concentração de trabalhos desenvolvidos em instituições dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. No entanto, mesmo havendo esse crescimento, as produções são em sua maioria relacionadas as experiências do Programa Mais Educação, do Governo Federal, existindo poucas experiências de iniciativa própria dos municípios, como já ocorre nas redes estaduais de ensino em diversos estados brasileiros.

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Publicado
2019-12-06
Cómo citar
Santos, M. L. S. dos, & Silva, K. N. P. (2019). ESTADO DA ARTE SOBRE A EDUCAÇÃO INTEGRAL EM REDES MUNICIPAIS DE ENSINO NO BRASIL (2007-2017). InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 25(50). Recuperado a partir de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/9421