A Fotografia e a Pesquisa em História da Educação: Escola Paulista na Década de 1930

  • Macioniro Celeste Filho

Resumo

Nos arquivos públicos brasileiros, não é raro deparar-se com fotografias registrando o cotidiano escolar de instituições educacionais desde, ao menos, o início do século XX. O historiador frequentemente tem dificuldades conceituais em tratas a documentação fotográfica como fonte de pesquisa. O atual trabalho propões apresentar o debate sobre o uso da fotografia como fonte privilegiada para a pesquisa em História da Educação. A fotografia pode ser instrumento de conhecimento e informação para observadores afastados do lugar e da época em que as imagens tiveram origem. Seus conteúdos têm sido timidamente empregados em pesquisas de História da Educação. A metodologia deste trabalho abordará as ideias propostas por Boris Kossoy e Susan Sontag sobre a fotografia como registro da realidade e sua utilização na pesquisa histórica. Como interlocutoras às ideias destes três autores, serão apresentadas fotografias de relatórios de Delegacias Regionais de Ensino da década de 1930, preservadas no Arquivo Público do Estado de São Paulo. É objetivo deste trabalho auxiliar pesquisadores de História da Educação na reflexão metodológica do uso de fotografias como fonte documental de pesquisa.

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Publicado
2022-01-21
Como Citar
Celeste Filho, M. (2022). A Fotografia e a Pesquisa em História da Educação: Escola Paulista na Década de 1930. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 16(31), 134-155. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/15241