Práticas de leitura e escola: Uma evolução histórica

  • Roseli Maria Rosa de Almeida
  • Ana Lucia Espíndola

Resumo

O artigo em questão é parte de uma pesquisa concluída, como estudo de caso, realizada no período de 2007/2009, em uma escola pública no Município de Ribas do Rio Pardo-MS. O objetivo da pesquisa foi investigar algumas práticas de leitura na escola e as contradições no processo de escolarização. A primeira parte da pesquisa, que compõe este artigo, é uma investigação sobre o valor atribuído às práticas de leitura ao longo da história, fundamentada especialmente nos estudos do pesquisador Roger Chartier. Observamos que a leitura não é uma prática neutra, mas encontra-se circunscrita pelas relações sociais, tendo seu valor se transformado ao longo dos diversos períodos e estando dependente dos interesses de grupos diversos, como a igreja, a escola e outros.

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Biografia do Autor

Roseli Maria Rosa de Almeida

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Ana Lucia Espíndola

Professora do Departamento de Educação da UFMS/ Campus de Três Lagoas-MS e orientadora desta pesquisa.

Publicado
2016-11-08
Como Citar
Almeida, R. M. R. de, & Espíndola, A. L. (2016). Práticas de leitura e escola: Uma evolução histórica. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 15(29). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2484