DA ARGUMENTAÇÃO PARA A DEMONSTRAÇÃO: ANÁLISE DE UM PROCESSO

  • Antonio Sales
  • Luiz Carlos Pais

Abstract

Este artigo é parte de um projeto de pesquisa de maior amplitude sobre argumentação e demonstração, em um Curso de Licenciatura em Matemática, envolvendo geometria euclidiana. Como teoria de análise foi adotada: a Teoria Antropológica do Didático e o trabalho desenvolvido por Bettina Pedemonte. Duas concepções de argumentação foram escolhidas: discurso e procedimento didático. O texto apresenta o processo de desenvolvimento da argumentação natural para a argumentação racional, distingue argumentação de prova e de demonstração e discute os diversos tipos de argumentação. Os resultados apontam para a possibilidade da passagem da argumentação para a demonstração através de um exemplo em que um teorema foi produzido.

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Published
2020-03-05
How to Cite
SALES, A.; PAIS, L. C. DA ARGUMENTAÇÃO PARA A DEMONSTRAÇÃO: ANÁLISE DE UM PROCESSO. Perspectivas da Educação Matemática, v. 4, n. 7, p. 63-80, 5 Mar. 2020.
Section
Artigos (fluxo contínuo)

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