A importância da educação na inclusão e letramento digital em pessoas idosas

Resumo

O uso de ferramentas digitais se tornou presente de maneira inerente na vida diária de grande parte da população. População esta, que passa por uma acentuada mudança demográfica com o envelhecimento dos indivíduos. Este estudo objetivou compilar informações relativas ao letramento digital em face do processo de envelhecimento, investigando os benefícios e impactos do letramento na vida de pessoas idosas. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de revisão narrativa da literatura por meio de banco de dados como o Google Acadêmico, Scielo e PubMed. O panorama do letramento em diferentes contextos se apresentou como uma forma fundamental de participação social influenciada pela cultura e, com o avanço das tecnologias digitais, denota-se a importância do domínio e fluência de instrumentos envolvidos no mundo virtual. Indivíduos idosos inseridos na dinamicidade da tecnologia, passam por aprendizagens formais e informais no letramento, inferindo diferentes benefícios ao bem-estar e qualidade de vida a depender da especificidade deste, como o letramento em saúde que beneficia o autocuidado. Conclui-se que o letramento digital influencia positivamente na qualidade de vida de pessoas idosas, sendo a rede de apoio familiar um importante provedor informal de tal aprendizagem, considera-se ainda ressalvas sobre o desenvolvimento e fortalecimento das competências envolvidas no letramento digital, que de maneira integralizada promove a inclusão digital, social e o acesso à diversidade de ferramentas disponíveis no ambiente digital.

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Biografia do Autor

Dante Ogassavara, Universidade São Judas Tadeu (USJT)

Mestrando em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP, Brasil

Jeniffer Ferreira-Costa, Universidade São Judas Tadeu (USJT)

Mestranda em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP, Brasil

Daiane Fuga da Silva, Universidade São Judas Tadeu (USJT)

Psicóloga e Mestre em Ciências do Envelhecimento. Docente e Supervisora de estágio clínico da Universidade São Judas Tadeu, SP, Brasil.

Thais da Silva-Ferreira, Universidade São Judas Tadeu (USJT)

Mestranda em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP, Brasil

José Maria Montiel, Universidade São Judas Tadeu (USJT)

Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia. Docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu/Instituto Ânima, São Paulo, SP, Brasil.

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Publicado
2023-12-05
Como Citar
Ogassavara, D., Ferreira-Costa, J., Silva, D. F. da, Silva-Ferreira, T. da, & Montiel, J. M. (2023). A importância da educação na inclusão e letramento digital em pessoas idosas. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 10(25), 351-361. https://doi.org/10.55028/pdres.v10i25.18084
Seção
Artigos de demanda contínua

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