Envolturas contemporâneas do ensino superior: arranjos pertinentes ao envelhecimento populacional

Resumo

A estruturação da educação em moldes formais segue as normativas hierárquicas das quais são monitoradas por dispositivos estatais para averiguação do processo de aprendizagem. Sendo que, há a necessidade de analisar os fenômenos emergentes envoltos a educação brasileira, visto os benefícios que a mesma promove ao indivíduo ao longo da vida e a sociedade. Mediante ao exposto, o presente ensaio teve como objetivo abordar acerca da posição da educação superior em relação ao envelhecimento populacional, focando nas oportunidades para a pós-graduação Stricto Sensu. Observam-se mudanças no cenário educacional, cita-se: o aumento de ingressantes e concluintes, este último com a possibilidade de ingressar em programas de pós-graduação, e uma maior procura da modalidade à distância. Portanto, enfatiza a importância das diretrizes educacionais para guiar as ações nestes setores. Além disso, sob enfoque do envelhecimento humano, a pesquisa científica é fundamental no fornecimento de informações importantes para lidar com as demandas emergentes decorrentes desse fenômeno. Concluiu-se que o ensino superior brasileiro se encontra em crescimento e, ao se direcionar ao processo de envelhecer, as atividades realizadas nas diferentes instituições de ensino podem promover subsídios para lidar com os desafios relacionados à pessoa idosa e aos sistemas públicos.

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Biografia do Autor

Jeniffer Ferreira-Costa, Universidade São Judas Tadeu (USJT)

Mestranda em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu (USJT), São Paulo, SP, Brasil.

Thais da Silva-Ferreira, Universidade São Judas Tadeu (USJT)

Mestranda em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu (USJT), São Paulo, SP, Brasil.

Dante Ogassavara, Universidade São Judas Tadeu (USJT)

Mestre em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu (USJT), São Paulo, SP, Brasil.

Adriana Machado Saldiba de Lima, Universidade São Judas Tadeu (USJT)

Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Endocrinologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Coordenadora e docente permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu (USJT).

José Maria Montiel, Universidade São Judas Tadeu (USJT)

Doutor em Psicologia pela Universidade São Francisco (USF). Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu (USJT).

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Publicado
2024-01-03
Como Citar
Ferreira-Costa, J., Silva-Ferreira, T. da, Ogassavara, D., Lima, A. M. S. de, & Montiel, J. M. (2024). Envolturas contemporâneas do ensino superior: arranjos pertinentes ao envelhecimento populacional. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 11(26), 257-266. https://doi.org/10.55028/pdres.v11i26.19519
Seção
Artigos de demanda contínua

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